Santo Antônio do Planalto participa de fórum estadual e busca fortalecer políticas para a educação
27 de junho de 2026
O município de Santo Antônio do Planalto esteve representado no 36º Fórum Estadual Ordinário de Educação do Rio Grande do Sul, realizado em Porto Alegre. O evento reuniu gestores, educadores e profissionais da área de diferentes regiões do Estado e do país para debater os desafios da educação pública, tendo como tema “Educação de qualidade para todos: equidade como caminho, aprendizagem como direito”.
Participaram do encontro a secretária municipal de Educação e Cultura, Joicem Hummes, e a coordenadora pedagógica Angelita Mônica Vergutz Girardelli, que representaram o município nas discussões sobre políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação.
Segundo Angelita Girardelli, a participação no fórum proporcionou momentos de atualização, troca de experiências e reflexão sobre os principais desafios enfrentados pelos municípios na área educacional.
Entre os assuntos debatidos estiveram a construção de políticas educacionais inclusivas e democráticas, voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes, além da elaboração dos Planos Decenais de Educação, que irão nortear as ações dos municípios pelos próximos dez anos.
Conforme a coordenadora pedagógica, o planejamento exige atenção e responsabilidade por se tratar de um documento que definirá as diretrizes da educação municipal para a próxima década.
Outro destaque do evento foi a cerimônia em comemoração aos 40 anos da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entidade que reúne os secretários municipais de educação de todo o país. Para Angelita, a homenagem reconheceu a trajetória da instituição e o trabalho desenvolvido em apoio aos municípios gaúchos.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Joicem Hummes, destacou que os conhecimentos e experiências compartilhados durante o fórum contribuirão para o fortalecimento das ações desenvolvidas em Santo Antônio do Planalto, com foco na ampliação da qualidade do ensino e na garantia de uma educação acessível a todos os estudantes.