Prefeito de Santo Antônio do Planalto participa de debate no Piratini sobre crise do leite
27 de junho de 2026
A preocupação com o futuro da produção leiteira reuniu lideranças regionais no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na terça-feira (16/06), o prefeito de Santo Antônio do Planalto, Vilson Altmann, participou de uma agenda articulada pela Ascamaja junto à Casa Civil do Governo do Estado.
O convite partiu do presidente da Ascamaja e da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Planalto, vereador Cezar Formentini (PDT), que também acompanhou a reunião.
O encontro tratou da difícil situação enfrentada pelos produtores de leite no Rio Grande do Sul e reforçou o apoio ao Projeto de Lei nº 412/2025, de autoria do deputado estadual Paparico Bacchi (PL), que propõe a proibição da reidratação de leite em pó importado para venda como leite fluido no Estado. A medida é defendida como forma de proteger a cadeia produtiva gaúcha, combater a concorrência desleal e ampliar a transparência ao consumidor.
Também produtor de leite, o prefeito Vilson Altmann destacou que a pauta reflete a realidade enfrentada por muitas famílias do meio rural.
“O custo de produção é alto, o preço pago ao produtor é baixo e muitas famílias estão no limite. Precisamos de medidas que ajudem o produtor a permanecer no campo, com renda, dignidade e condições de seguir produzindo. Defender o leite é defender a economia dos pequenos municípios e a sucessão familiar”, afirmou.
O presidente da Ascamaja e do Legislativo municipal, Cezar Formentini, ressaltou que a demanda foi construída a partir de discussões regionais entre vereadores e municípios.
“Estamos representando uma solicitação construída junto aos nossos municípios. O produtor enfrenta um momento difícil, com custos superiores ao valor recebido pelo leite, e precisamos de medidas que fortaleçam o setor. O Governo sinalizou continuidade das discussões, o que nos dá esperança de avanços”, disse.
A reunião contou ainda com a presença de prefeitos, vereadores, representantes da Ascamaja, do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) e integrantes do Governo do Estado.