Victor Graeff retoma obra e vai ampliar EMEI Cantinho do Amor com nova sala de aula
27 de junho de 2026
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cantinho do Amor, em Victor Graeff, vai receber a ampliação de uma nova sala de aula. A obra foi viabilizada pela Prefeitura após a resolução de pendências judiciais envolvendo a empresa anteriormente responsável pela construção iniciada no local.
O novo projeto segue o modelo arquitetônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do padrão Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), e prevê a construção de uma sala ampla destinada ao atendimento da educação infantil, especialmente do berçário.
A execução da obra será realizada por meio de concorrência pública na modalidade pregão eletrônico, já concluída. O contrato prevê a contratação de empresa responsável pela execução global do projeto, incluindo fornecimento de materiais e mão de obra.
Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, o secretário municipal de Educação, professor André Hunguer, explicou que a retomada da obra só foi possível após a repactuação do projeto e a regularização das exigências técnicas junto ao FNDE e aos órgãos de controle.
Segundo ele, a estrutura estava paralisada há anos e precisou passar por adequações, incluindo a demolição da parte já existente da construção anterior, que havia ficado apenas no esqueleto.
A nova sala terá investimento aproximado de R$ 270 mil, sendo cerca de R$ 227 mil repassados pelo FNDE e o restante complementado com recursos do município.
De acordo com o secretário, a ampliação atende a uma demanda crescente por espaço na educação infantil e deve qualificar ainda mais o atendimento já oferecido na unidade.
“É uma obra muito esperada, que vai suprir uma das principais necessidades da escola, que é o espaço físico. Hoje temos uma estrutura com boas condições e profissionais qualificados, mas com salas menores em relação à demanda. Essa nova sala vai permitir melhor organização das turmas e mais qualidade no atendimento”, afirmou.
A previsão é de que a obra seja iniciada nos próximos meses e concluída até meados do próximo ano.
Sobre a paralisação anterior, o secretário informou que o município abriu processo administrativo para apuração das responsabilidades da empresa que abandonou a execução, com acompanhamento dos órgãos competentes.
“Foi solicitado todo o levantamento técnico e jurídico para entender a situação. Esse processo segue em análise dentro dos trâmites legais”, completou.