Sábado, 27 de Junho de 2026

Sábado
27 Junho 2026

Tempo agora

Tempo nublado 10
Tempo nublado 21°C | 8°C
Chuva
Dom 28/06 18°C | 15°C
Chuva
Seg 29/06 14°C | 10°C

Victor Graeff retoma obra e vai ampliar EMEI Cantinho do Amor com nova sala de aula

Educação

27 de junho de 2026

Victor Graeff retoma obra e vai ampliar EMEI Cantinho do Amor com nova sala de aula

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cantinho do Amor, em Victor Graeff, vai receber a ampliação de uma nova sala de aula. A obra foi viabilizada pela Prefeitura após a resolução de pendências judiciais envolvendo a empresa anteriormente responsável pela construção iniciada no local.

O novo projeto segue o modelo arquitetônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do padrão Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), e prevê a construção de uma sala ampla destinada ao atendimento da educação infantil, especialmente do berçário.

A execução da obra será realizada por meio de concorrência pública na modalidade pregão eletrônico, já concluída. O contrato prevê a contratação de empresa responsável pela execução global do projeto, incluindo fornecimento de materiais e mão de obra.

Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, o secretário municipal de Educação, professor André Hunguer, explicou que a retomada da obra só foi possível após a repactuação do projeto e a regularização das exigências técnicas junto ao FNDE e aos órgãos de controle.

Segundo ele, a estrutura estava paralisada há anos e precisou passar por adequações, incluindo a demolição da parte já existente da construção anterior, que havia ficado apenas no esqueleto.

A nova sala terá investimento aproximado de R$ 270 mil, sendo cerca de R$ 227 mil repassados pelo FNDE e o restante complementado com recursos do município.

De acordo com o secretário, a ampliação atende a uma demanda crescente por espaço na educação infantil e deve qualificar ainda mais o atendimento já oferecido na unidade.

“É uma obra muito esperada, que vai suprir uma das principais necessidades da escola, que é o espaço físico. Hoje temos uma estrutura com boas condições e profissionais qualificados, mas com salas menores em relação à demanda. Essa nova sala vai permitir melhor organização das turmas e mais qualidade no atendimento”, afirmou.

A previsão é de que a obra seja iniciada nos próximos meses e concluída até meados do próximo ano.

Sobre a paralisação anterior, o secretário informou que o município abriu processo administrativo para apuração das responsabilidades da empresa que abandonou a execução, com acompanhamento dos órgãos competentes.

“Foi solicitado todo o levantamento técnico e jurídico para entender a situação. Esse processo segue em análise dentro dos trâmites legais”, completou.