Início » Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos espaços mais tradicionais da Expointer

Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos espaços mais tradicionais da Expointer

PAF terá o maior número de expositores da história da Expointer

por Daiane Giesen
497 visualizações

Um dos espaços mais tradicionais da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar desperta a curiosidade entre os visitantes, característica que tem tudo para se repetir na 46ª edição da feira, que começa neste sábado (26) no Parque de Esteio. A oferta de produtos é vasta e vai desde salames e queijos até receitas menos comuns e que também contam a história do meio rural gaúcho.

Na lista estão jeropiga, quentão, bolo de frutas de Pelotas, chimia de morango com pedaços, camarão rosa, bolinhos e empanados de peixe ou carne de siri e a rosca de coalhada. Também será possível encontrar azeite de nozes, embutidos produzidos com carne suína da raça moura, alho negro com mel e geleia de morango com espumante. A lista é imensa.

O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) apresentará na Expointer um novo recorde de expositores. A lista completa inclui 372 empreendimentos selecionados, de 174 municípios, que estarão distribuídos em 338 estandes e sete cozinhas. São pelo menos 35 empreendimentos a mais do que no ano passado, quando 337 estiveram presentes.

Outro dado que chama a atenção é o número de empreendimentos liderados por jovens e mulheres. Em 2023, os jovens estão à frente de 87 empreendimentos e as mulheres comandam 148.

O PAF conta também com uma praça de alimentação que possui 7 cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares, onde o público da feira poderá consumir variados pratos produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural gaúcho.

As agroindústrias integrantes do Peaf têm a possibilidade de utilizar o Selo Sabor Gaúcho, que representa a identificação visual do programa, constatando que os produtos são oriundos das agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul e indicando que os mesmos passaram por processo de formalização com apoio do Estado e estão aptos a serem comercializados conforme legislações vigentes.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (SDR/RS), Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade