Nascem primeiros animais em projeto de taurinos para pecuária familiar
05 de fevereiro de 2026
No município de Caçapava do Sul (RS), na propriedade de Lasier Garcia, nasceram os primeiros animais provenientes do Projeto de Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen). Esses são os primeiros resultados em campo do projeto, sendo que do total de onze vacas inseminadas, nove resultaram em nascimentos de terneiros.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Vivian Timpani, já é possível observar nos animais algumas características fenotípicas que permitem identificar traços das raças utilizadas no projeto. No entanto, ela ressalta que ainda é cedo para avaliar o desempenho produtivo dos terneiros.
“Essas informações dependem da coleta e da análise de dados ao longo do tempo”, explica. De acordo com a pesquisadora, somente com o acompanhamento do crescimento dos animais será possível verificar se eles atingirão os índices.
O produtor Lasier Garcia destaca as diferenças entre os terneiros oriundos da inseminação artificial com material genético do projeto e aqueles gerados por monta natural com reprodutor próprio. “Meu touro é puro, mas não é do mesmo nível de um reprodutor de elite que passa por prova de desempenho e que vai para uma central de coleta”, afirma.
Segundo ele, os terneiros apresentam características mais definidas. “Eles trazem mais comprimento corporal, perna mais grossa e couro mais solto, o que já mostra que o animal tem potencial produtivo para o futuro. Isso a gente percebe, e é uma satisfação ver que realmente vale a pena inseminar”.
Garcia afirma que o melhoramento genético é uma necessidade para os pecuaristas familiares e defende a ampliação do projeto. Segundo ele, a iniciativa pode contribuir diretamente para a melhoria dos rebanhos e para o aumento da renda nas pequenas propriedades.
“Eu não vejo outra forma de promover o melhoramento genético nas pequenas propriedades que não seja por meio da inseminação, da forma como estamos oferecendo neste projeto, que é uma inovação. O Qualigen é um projeto que precisa ser ampliado para alcançar cada vez mais pecuaristas familiares”, conclui Garcia.
O que é o Qualigen
O projeto é voltado à pecuária familiar e tem como objetivo promover o melhoramento genético dos rebanhos por meio da inseminação artificial e da utilização de material genético de alta qualidade.
A iniciativa disponibiliza sêmen de reprodutores testados e destacados nas provas de desempenho das raças taurinas Angus, Ultrablack, Hereford, Braford, Brangus e Charolês, buscando levar genética de qualidade aos produtores familiares.
O projeto é desenvolvido em parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag/RS) e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Alegrete e Santo Antônio da Patrulha.
Fonte: Correio do Povo