Sebrae e Sindicato Rural avaliam resultados do Programa ILP e próximas ações para o agronegócio
21 de novembro de 2024
A nova gestora de agronegócio do Sebrae, Gabriela Bueno Luz, esteve na sede do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, no dia 12 de novembro, para uma apresentação institucional à Diretoria da entidade. Durante o encontro, a gestora compartilhou as principais ações já realizadas pelo Sebrae e destacou possibilidades de futuras parcerias com o Sindicato e o município.
Um dos pontos principais da pauta foi o encerramento do projeto de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), iniciativa do Programa Juntos para Competir, que, ao longo de três anos, ofereceu suporte técnico e gerencial a um grupo de cerca de 10 produtores da região abrangida pelo Sindicato.
A ILP é reconhecida como uma das práticas mais sustentáveis no agronegócio brasileiro, combinando o cultivo de grãos e a criação de bovinos em um sistema integrado. Esse modelo produtivo promove sustentabilidade ao explorar interações entre solo, planta, animal e atmosfera, melhorando a produtividade, reduzindo custos com insumos e aumentando a eficiência no uso de recursos, além de diversificar as fontes de renda das propriedades rurais.
Dentre os resultados alcançados e os diversos benefícios para o produtor rural, Gabriela destacou a quebra de paradigmas e a diversificação econômica proporcionada aos produtores. “A integração entre agricultura e pecuária permite uma otimização do sistema produtivo como um todo, gerando maior sustentabilidade financeira e eficiência no uso dos recursos, sendo uma ferramenta estratégica para aumentar a competitividade e a resiliência das propriedades rurais frente às mudanças econômicas e climáticas”, comentou.
A presidente do Sindicato Rural, Teodora Lütkemeyer, que também integrou o grupo assistido, elogiou o programa. “Ele abrange tanto a gestão, com análises econômicas detalhadas, quanto a parte técnica e operacional, melhorando a produção de grãos e pecuária de forma consorciada. É gratificante ver produtores buscando inovação e adotando práticas que geram mais rentabilidade.”
Sobre a continuidade do trabalho, foi informado que os produtores participantes continuarão a ser assistidos em uma nova etapa, o “pós-ILP”, que visa consolidar os avanços alcançados, e também será mobilizado interessados para formar um novo grupo, ampliando o alcance do sistema integrado na região.
Além da ILP, Gabriela reforçou que o Sebrae oferece apoio em diversos outros projetos voltados ao agronegócio e ao desenvolvimento econômico local. “O Sebrae está à disposição para atender produtores rurais de todos os portes e também para apoiar iniciativas nas áreas de inovação, gestão, acesso a mercados e sustentabilidade. Nosso objetivo é contribuir para a competitividade e o crescimento do agronegócio em toda a região”, afirmou.
Os produtores que possuem interesse em conhecer ou participar do programa ILP devem procurar o Sindicato Rural de Não-Me-Toque.
Fonte: Sindicato Rural de Não-Me-Toque