Início » Primeiro avião da Força Aérea Brasileira decola do aeroporto de Tel Aviv com brasileiros resgatados de Israel

Primeiro avião da Força Aérea Brasileira decola do aeroporto de Tel Aviv com brasileiros resgatados de Israel

por Daiane Giesen
531 visualizações

A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) destinada ao resgate de brasileiros em Israel aterrissou em Tel Aviv às 9h41 desta terça-feira (10). A aeronave, um modelo KC-30 com capacidade para até 238 passageiros, decolou de volta para o Brasil cerca de duas horas depois, às 12h (horário de Brasília), e está prevista para pousar no Brasil às 1h da quarta-feira (11).

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 1,7 mil brasileiros em Israel manifestaram interesse em serem repatriados. Cinco outras aeronaves serão enviadas para resgatar aqueles que ainda permanecem no país, enquanto o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas continua na Faixa de Gaza e no território israelense.

Israel autorizou o envio de duas aeronaves do Brasil para o resgate de seus cidadãos no dia 9 de segunda-feira. A aeronave da FAB já se encontrava em Roma quando a autorização foi concedida, após partir do Rio Grande do Norte no domingo.

O KC-30 é a maior aeronave da FAB, capaz de voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Segundo informações da FAB, outros dois aviões desse modelo serão utilizados na missão em Israel, juntamente com dois KC-390 e dois VC-2.

Os candidatos à repatriação serão submetidos a critérios de prioridade, com prioridade inicialmente para os residentes no Brasil que não possuem passagem aérea.

As decolagens de Tel Aviv e de outras localidades do Oriente Médio com brasileiros resgatados devem ocorrer até esta quarta-feira. A ideia é que os cidadãos sejam levados até os aeroportos pela manhã, para evitar deslocamentos terrestres durante a madrugada.

No que diz respeito aos brasileiros em Gaza, um grupo de 25 pessoas que solicitou ajuda para ser repatriado está reunido e deve seguir para o Egito, que faz fronteira com o enclave palestino, onde serão resgatados. O Brasil está em negociações com o Egito para permitir a entrada do grupo no país, que atualmente mantém um bloqueio em Gaza.

A saída pelo Egito é a única alternativa viável para os brasileiros que estão na região, uma vez que a Faixa de Gaza está sob bloqueio por parte de Israel, tornando impossível o resgate pela FAB nos voos de Tel Aviv.

Até o momento, o conflito resultou na trágica morte de dois brasileiros, Bruna Valeanu e Ranani Glazer, ambos com 24 anos, que estavam em uma festa rave próxima a Gaza. Suas mortes foram confirmadas pela família.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade