Início » Dezembro Vermelho: acenda o alerta para a sua saúde

Dezembro Vermelho: acenda o alerta para a sua saúde

por Vandonei Ceres
348 visualizações

O Dia Mundial de Combate à Aids comemorado em 1º de dezembro, tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração. O Rio Grande do Sul, pelo terceiro ano consecutivo registrou a maior taxa de mortalidade por Aids entre os estados brasileiros.

Em 2022, o estado teve 7,3 mortes pela doença a cada 100 mil habitantes. Porto Alegre também é a Capital com a maior taxa, com 23,8 óbitos a cada 100 mil moradores, o que representa quase seis vezes o coeficiente nacional, que é de 4,1.

Os números foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde, em Brasília, no boletim epidemiológico sobre HIV/Aids de 2023, que apresenta dados até 2022. Em 2022, 1.130 pessoas morreram por causa da doença no RS, quase 20% a menos do que as 1.397 registradas 10 anos antes.

Em várias cidades da região, neste mês acontecerão diversas atividades relacionadas aos cuidados que devem ser tomados pela população em geral como palestras, testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis, HIV e orientações obre os cuidados que devem ser adotados.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade