Início » Cremers e OAB/RS promovem debate sobre novas regras de publicidade médica

Cremers e OAB/RS promovem debate sobre novas regras de publicidade médica

por Daiane Giesen
360 visualizações

As novas regras para publicidade da atividade médica serão debatidas na quinta edição do Advogando no Direito Médico e do Paciente. O evento acontece de forma presencial no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 18h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), em Porto Alegre.

O debate, promovido em parceria pelo Cremers, Comissão Especial do Direito à Saúde da OAB/RS e Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, contará com a participação de especialistas, incluindo advogados e médicos. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre a Resolução 2336/2023, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que entrará em vigor em março de 2024. A resolução aborda critérios de divulgação, permissões e proibições, visando evitar demandas judiciais e processos ético-profissionais contra médicos.

Eduardo Neubarth Trindade, presidente do Cremers, esclarece que a nova norma flexibiliza as regras para divulgação, mas ressalta que as publicações devem ter caráter informativo e educativo, não meramente promocional. Ele destaca a permissão para o uso de imagens do “antes e depois”, anteriormente vedado, com a necessidade de esclarecer socialmente essa prática. Trindade enfatiza a importância de reconhecer que a medicina é uma ciência biológica, não exata, e que os resultados podem depender de condições inerentes ao paciente.

O presidente reitera a importância de que as imagens tenham um caráter educativo e informativo, em vez de comercial, e destaca a obrigatoriedade de obter o consentimento e autorização do paciente antes de expor sua privacidade. O foco é evitar a exposição sem o devido termo de convencimento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site cremers.org.br e nas redes sociais do Conselho.

Principais alterações da Resolução CFM 2336/2023:

Imagens – Fica permitido o uso de imagens de “antes e depois”, que devem ter caráter educativo e obedecer a critérios específicos. É necessário obter autorização do paciente, além de garantir sua privacidade.

Redes sociais – O médico pode divulgar seu trabalho, os equipamentos de que dispõe e os preços das consultas, além de realizar campanhas promocionais. Também pode publicar selfies e repostar elogios e depoimentos de pacientes, desde que sejam sóbrios e não induzam à promessa de resultados.

Produtos – É permitido ao médico participar de peças publicitárias das instituições e dos planos e seguros de saúde onde trabalhe ou preste serviço e divulgar os aparelhos e recursos tecnológicos da sua clínica, desde que aprovados pela Anvisa e autorizados pelo CFM.

Ouça:

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade