A tarde de quinta-feira (14) foi de comemoração para 27 jovens de Soledade. Eles fazem parte da primeira turma a encerrar a formação de jovens aprendizes da Cotrijal desde a incorporação. Eles acessaram conhecimentos teóricos e aprimoraram habilidades práticas, além de poder inserir uma experiência profissional em seu currículo.
As aulas iniciaram em outubro de 2022, fornecendo conteúdo teórico sobre cooperativismo, empreendedorismo e mercado de trabalho. Após 400 horas de fundamentos, eles realizaram seis meses de prática, como menores aprendizes junto ao supermercado e loja da Cotrijal no município.
“Essa experiência, com certeza, impactou muito. Não só pra mim, mas pras outras pessoas que participaram do programa. A gente passou um ano aqui se dedicando, fazendo o que a gente conseguia e dando o nosso máximo, pra não só ser reconhecido, como também para ajudar as pessoas a nossa volta. Aqui aprendemos muito, como atender o público e a lidar com as diferentes opiniões. Como é muito situacional não tem como você treinar isso teoricamente, tem que ser na prática. E sem essa oportunidade do jovem aprendiz eu não teria essa experiência. Com certeza é algo que vai ser muito necessário para o meu futuro”, afirma o jovem João Antônio Marafon Correa de 16 anos, que teve sua primeira experiência profissional com a Cotrijal.
Não são apenas os aprendizes que ganham com a iniciativa. Diferentes colaboradores da cooperativa tem a oportunidade de orientá-los e contribuir para o desenvolvimento dessa nova geração de profissionais.
“Esses jovens são nossos colaboradores do futuro, empresários, profissionais. Esse papel da cooperativa é muito importante porque a gente está lapidando eles para o mercado de trabalho. Então a gente fica feliz porque são jovens que chegam até a Cotrijal como adolescentes e nós temos a responsabilidade de entregá-los para o mercado de trabalho como adultos. A gente lapida não só a questão técnica, não só de aprendizagem do trabalho no dia a dia, mas também comportamental e de comprometimento. É gratificante ver que eles estão saindo daqui fortalecidos. Que eles saem enfrentando os desafios deles”, destaca o gerente de varejo da Cotrijal em Soledade, Diogo Castaman.
A entrega dos certificados foi realizada no auditório da unidade da Cotrijal em Soledade, com a presença de 15 jovens, seus pais e familiares. O programa é resultado de uma intercooperação, entre a Cotrijal – que contrata os jovens –, a Coeducars – que realiza as aulas teóricas – e apoio do Sistema Ocergs.
NOVA TURMA
A próxima turma de jovens aprendizes em Soledade já tem data para começar. A seleção foi realizada em janeiro de 2024 para uma turma específica da região. Jovens que ainda não tiveram a oportunidade de participar do programa podem aguardar a próxima turma, que deverá abrir em janeiro de 2025.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal