No início deste mês de novembro, o Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Alto Jacuí realizou a definição das prioridades que serão submetidas à consulta popular deste ano de 2023, em uma reunião realizada em Cruz Alta. O Diretor de Habitação da Secretaria de Assistência Social de Não-Me-Toque (NMT), Michael Tariga, enfatizou o processo e destacou as propostas que estarão em votação.
A primeira delas refere-se à criação de um centro diurno para a inclusão digital e social de pessoas idosas na região. Tariga salientou que essa modalidade se destina a proporcionar aprendizado e cuidados durante o período diurno, atendendo a uma demanda identificada na região. Essa proposta será submetida à votação, dando continuidade a uma iniciativa que teve início no ano anterior.
A segunda proposta aborda a aquisição dr mobiliário, mais especificamente para a construção de um abrigo regional. Vale ressaltar que, na consulta do ano passado, a proposta de construção desse abrigo foi aprovada, e agora, com os recursos disponíveis, a execução terá início nos próximos dias. A proposta para este ano é a aquisição de móveis para ampliar o abrigo, complementando o que foi iniciado anteriormente.
Durante o plenário realizado no dia oito, a proposta de criação do abrigo regional foi a mais defendida pelos municípios da região. Isso se deve ao seu alinhamento com as diretrizes orçamentárias estabelecidas, além de ser uma proposta regional que impacta positivamente os municípios individualmente. O abrigo regional, em Ibirubá, visa atender à demanda crescente, uma vez que o abrigo municipal já está saturado.
O percentual de validade da votação é estabelecido em 2% do número de eleitores de Não-Me-Toque, garantindo a legitimidade do processo eleitoral. A equipe responsável pela condução do processo em Não-Me-Toque busca ampliar essa votação para obter recursos adicionais, os quais poderão ser investidos em diversas áreas de necessidade.
Os esforços concentrados visam alcançar um percentual de votos que permita ao COREDE Alto Jacuí obter um montante adicional de recursos, podendo chegar a um milhão de reais. Essa estratégia envolve a competição com os outros 27 COREDEs, buscando superar seus percentuais de votação.
Adicionalmente, a equipe responsável destaca que, para facilitar a participação na consulta, foram adotadas estratégias para tornar o processo mais acessível. O link para votação já está disponível nos perfis oficiais da prefeitura de Não-Me-Toque nas redes sociais, e a plataforma foi simplificada para garantir uma experiência mais eficiente. É possível votar tanto pelo site quanto pelo WhatsApp, tornando o processo rápido e acessível.