Terça-feira, 15 de Julho de 2025

Terça-feira
15 Julho 2025

Tempo agora

Tempo limpo 22
Tempo limpo 22°C | 12°C
Chuvas esparsas
Qua 16/07 22°C | 12°C
Chuva
Qui 17/07 17°C | 7°C

Receita Estadual começa a usar WhatsApp para enviar alertas a empresas e cidadãos

Estado

09 de maio de 2025

Receita Estadual começa a usar WhatsApp para enviar alertas a empresas e cidadãos
Foto: Sefaz/Divulgação

A Receita Estadual (RE), vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), agora usa o WhatsApp para se comunicar com empresas e cidadãos do Rio Grande do Sul. As mensagens alertam os contribuintes sobre pendências ou avisam acerca de oportunidades.
“Por meio do telefone (51) 3214-5556, poderão ser encaminhadas informações sobre novos débitos, atrasos de pagamentos, programas de autorregularização disponíveis, existência de mensagens no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), conclusão de serviços solicitados e outras informações necessárias para o cumprimento de obrigações tributárias e para o esclarecimento de pendências”, afirma a Receita.

“Esse é mais um instrumento que oferecemos para apoiar as ações de conformidade tributária, na linha do que tem sido trabalhado pela Receita. Tem um efeito muito importante para buscar a regularização fiscal, pois comunica aos contribuintes sobre obrigações ainda não resolvidas e oferece a chance de eles ficarem em dia com o fisco”, explica o subsecretário da RE, Ricardo Neves Pereira. “É uma forma de estarmos mais próximos das empresas e da sociedade e de oferecermos oportunidades para se regularizarem.”

As mensagens não substituem canais oficiais, tendo caráter meramente informativo. Os envios respeitam o sigilo fiscal e a proteção de dados pessoais, de forma que as orientações encaminhadas são suficientes para que os contribuintes acessem os canais oficiais.

“Já tivemos uma primeira experiência enviando avisos sobre o programa de regularização de débitos, o Refaz Reconstrução, e agora estamos expandindo o conteúdo das mensagens para outras áreas. Usamos dados do próprio cadastro da Receita e também do DTE. Por isso, é importante que os contribuintes mantenham seus dados atualizados”, detalha a chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual, Rachel Einsfeld.

Neste primeiro momento, o foco são os avisos referentes a ICMS, mas a iniciativa contemplará os demais impostos estaduais (IPVA e ITCD). A RE pede para que, assim que receberem as comunicações, os contribuintes verifiquem o nome e o número de telefone para confirmar que se trata de algo verídico. Em breve o perfil deverá ter o selo de verificação. Por enquanto, o número de WhatsApp da RE faz apenas envios.

Fonte: O Sul