A resiliência e o olhar focado em transformar desafios em conquistas é uma das marcas da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial. Foi assim que ela surgiu, em 1957, quando um grupo de agricultores se uniu para resolver as dificuldades de armazenagem e comercialização do trigo. Esse foi o primeiro de muitos ciclos virtuosos que ocorreram ao longo desses 66 anos.
Nessas mais de seis décadas, a Cotrijal cresceu e se consolidou como a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul – faturou R$ 5,8 bi em 2022. Alcançou muitas metas e ajudou milhares de famílias a se manterem no campo com sustentabilidade, oferecendo soluções para todas as necessidades das propriedades e com uma atuação muito forte na defesa dos interesses do produtor rural junto a entidades e poderes públicos.
Essa trajetória de superação e avanços só foi possível pela confiança que os associados têm na cooperativa – mais de 16 mil produtores e suas famílias. “O ano de 2023 chegou como um dos mais desafiadores das últimas décadas para todo o agronegócio gaúcho, mas estamos fazendo o que nos cabe para ajudar e enxergando muitas oportunidades para mais uma vez transformar desafios em conquistas”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Ele cita como uma das ações estratégicas a busca por amparo federal, através de reuniões, junto com a Organização das Cooperativas Brasileiras e a FecoAgro/RS, nos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e no Banco do Brasil. “É importante termos esse caminho aberto junto aos diversos órgãos para podermos defender nossos produtores, o sistema cooperativista e o agronegócio como um todo, e esse canal foi possível construir muito em função da Expodireto”, lembra o presidente.
Na visão do vice-presidente, Enio Schroeder, a credibilidade alcançada pela Cotrijal junto aos produtores e a sociedade como um todo se deve à gestão séria e firme e ao crescimento contínuo da cooperativa. “Temos um time forte internamente, que trabalha unido, buscando melhores resultados para a cooperativa e o produtor. E temos um associado que confia na organização. É nesses períodos desafiadores que as gestões eficazes e corajosas aparecem”, destaca ele.
Nos últimos anos, a Cotrijal vem se estruturando para ampliar seu portfólio de serviços aos produtores. Novos programas foram criados e outros ampliados; a implantação de soluções em termos de tecnologias trouxe mais agilidade e assertividade; e ocorreram investimentos em treinamentos tanto para o quadro social quanto a equipe interna para qualificar a tomada de decisão.
“Há fatores que não estão sob nosso controle, como clima e mercado, mas naquilo que compete à cooperativa, estamos sempre atentos para fazer bem-feito. E a cada ano cresce a confiança do produtor na Cotrijal, porque ele sabe que a cooperativa é dele e todo o trabalho desenvolvido é para ele”, finaliza Enio Schroeder.
A COTRIJAL – Fundada em 14 de setembro de 1957, em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Está presente em 53 municípios do Rio Grande do Sul, com 79 unidades de recebimento de grãos, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, TRR, complexo de 33 lojas, 16 supermercados e um atacado. Atende mais de 16 mil associados e suas famílias, através de 2,5 mil colaboradores. Em 2022, registrou faturamento histórico recorde de R$ 5,8 bilhões. Desde 2000, promove a Expodireto Cotrijal, uma das quatro maiores feiras do agronegócio nacional e uma das principais do cenário internacional.