Faleceu nesta quarta-feira (23), aos 85 anos, o ex-prefeito de Não-Me-Toque, Johannes Arnoldus Maria van Riel, uma figura marcante e muito querida por toda a comunidade. Filho de Jacobus van Riel e Maria Josephina van Riel Vingerhoeds, nascido em dezembro de 1938, Johannes sempre esteve profundamente envolvido na vida pública e comunitária de Não-Me-Toque, deixando um legado de liderança, comprometimento e realizações em várias frentes.
Desde jovem, van Riel mostrou seu espírito de liderança, começando como líder juvenil e, mais tarde, assumindo importantes responsabilidades na comunidade. Sua contribuição foi especialmente notável no tradicionalismo gaúcho.
Johannes foi um dos fundadores e um dos principais responsáveis pela construção do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Galpão Amigo, onde exerceu a função de patrão (presidente) por sete anos, entre 1974 e 1990. Durante sua liderança, ajudou a consolidar o CTG como um espaço cultural e social, organizando o primeiro rodeio de Não-Me-Toque, além de concursos internos de prendas e as primeiras missas crioulas.
No ano de 2023, Joãozinho, como era conhecido, foi o homenageado dos Festejos Farroupilhas. Homenagem que trouxe toda a sua história e legado juntamente com a celebração dos 50 anos de fundação do CTG Galpão Amigo.
No âmbito religioso, Johannes também teve uma atuação destacada. Presidiu a Comunidade Católica Cristo Rei em diferentes períodos e foi o responsável pela reforma da igreja matriz em 1975, em comemoração ao cinquentenário da paróquia.
Joãozinho também foi sócio-fundador do Sicredi Cooperação, sempre trabalhando para as melhorias e crescimento da cooperativa. Em nota a Sicredi agradeceu o seu pioneirismo: “Nossa cooperativa agradece o seu pioneirismo na construção de uma sociedade mais cooperativa”.
Na política, van Riel foi um líder marcante. Eleito vice-prefeito em 1982, assumiu o cargo de prefeito após o falecimento do então prefeito Arlindo Hermes, deixando sua marca em diversas obras e melhorias para o município. Em 1992, foi eleito prefeito, tendo como destaque de sua gestão a construção do Núcleo Habitacional Arlindo Hermes, com 116 casas, além de importantes obras de infraestrutura, como pontes de concreto e o trecho perimetral da rodovia RS 42, ligando dois importantes trevos da cidade. Sua visão de desenvolvimento foi crucial para a melhoria das estradas e o escoamento das safras agrícolas, beneficiando diretamente o setor produtivo da região.
Além de sua atuação como prefeito, Johannes van Riel também ocupou diversas funções em organizações comunitárias e sociais. Foi conselheiro e presidente do Lar do Idoso São Vicente de Paulo, conselheiro da Cooperativa Cotrijal e presidente do Rotary Club de Não-Me-Toque no ano de 2005-2006. Sua ligação com a Associação Holandesa também foi marcante, onde atuou como vice-presidente e, posteriormente, presidente.
Seu legado não se restringe às obras físicas. Johannes van Riel era conhecido por seu espírito acolhedor, dedicação à família e pela forte conexão com suas raízes holandesas, sem jamais deixar de valorizar as tradições locais.
O Grupo Ceres de Comunicação manifesta seus sentimentos e oferece conforto à família, amigos e à comunidade de Não-Me-Toque, que perde não só um ex-prefeito, mas um exemplo de cidadão. Que seu legado continue a inspirar futuras gerações.
Com informações do livro “A Caminho da Esperança”