Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Sexta-feira
26 Junho 2026

Tempo agora

Tempo limpo 12
Tempo limpo 16°C | 3°C
Chuvas esparsas
Sáb 27/06 21°C | 8°C
Chuva
Dom 28/06 17°C | 14°C

Escola Rui Barbosa conquista 1º lugar no Enem em Carazinho e fica entre as melhores do Rio Grande do Sul

Carazinho, De Olho na Rua

26 de junho de 2026

Escola Rui Barbosa conquista 1º lugar no Enem em Carazinho e fica entre as melhores do Rio Grande do Sul
Trabalho começa desde a Educação Infantil
Foto: Divulgação/Rui Barbosa

A Escola Rui Barbosa celebrou um importante reconhecimento na educação ao conquistar o 1º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 entre as escolas de Carazinho, além de alcançar a 13ª colocação no Rio Grande do Sul. No cenário nacional, a instituição aparece entre as 187 melhores escolas do Brasil, em um universo de mais de 23 mil participantes.

Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, o diretor Adilson Franck e a coordenadora do Ensino Médio, Jéssica Ferronato Carmanin, destacaram que o desempenho é resultado de um trabalho planejado e desenvolvido ao longo de toda a trajetória escolar dos estudantes.

Segundo o diretor, o excelente resultado é fruto de estratégias pedagógicas implementadas nos últimos anos, com foco na melhoria das avaliações externas e no fortalecimento da preparação dos alunos para o Enem e vestibulares.

“Foi um trabalho de muita estratégia, dedicação e retomada. Contamos com um sistema de ensino forte, professores comprometidos e estudantes que compreenderam a importância dessas avaliações. Esse resultado é de toda a comunidade escolar”, destacou Adilson Frank.

O diretor também ressaltou que o trabalho desenvolvido na instituição vai muito além da preparação para provas.

“A escola não é feita apenas de notas. Temos um trabalho muito forte nas áreas do esporte, música, teatro, dança, robótica e diversas atividades que contribuem para a formação integral dos nossos estudantes.”

Trabalho começa desde a Educação Infantil

A coordenadora Jéssica Ferronato Camanin destacou que o desempenho alcançado é consequência de um processo educativo construído desde os primeiros anos de escolarização.

Segundo ela, o Enem funciona como um importante indicador da qualidade do ensino oferecido pela instituição.

“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. É o reconhecimento do trabalho dos professores, da confiança das famílias e da dedicação dos estudantes. É uma consequência de todo o processo desenvolvido desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.”

Ela afirma que o reconhecimento também serve como motivação para a equipe pedagógica, que já trabalha no planejamento das próximas turmas, buscando manter e ampliar os excelentes índices conquistados.

Resultado também motiva os atuais alunos

A conquista foi apresentada aos estudantes durante o evento interno “Rui Barbosa Acontece”, realizado pela escola.

Conforme o diretor, a intenção foi compartilhar a notícia e incentivar os alunos que atualmente cursam o Ensino Médio a buscarem resultados ainda melhores.

Adilson Franck revelou que a instituição já contabiliza diversos estudantes aprovados em vestibulares antes mesmo da conclusão do Ensino Médio, incluindo aprovações em universidades como a PUC e a UPF, reforçando a expectativa de novos excelentes desempenhos nas próximas avaliações.

Ao final da entrevista, direção e coordenação agradeceram o apoio das famílias, dos professores e dos estudantes, ressaltando que a conquista pertence a toda a comunidade escolar e reforça o compromisso da Escola Rui Barbosa com uma educação de excelência.

“O Conselho foi citado na Câmara e entendemos que essa citação não estava de acordo com a realidade do trabalho executado. O colegiado decidiu convidar os vereadores para que pudessem conhecer melhor o papel institucional e legal do Conselho. Foi uma reunião de diálogo, para que todos pudessem expor seus posicionamentos e construir um entendimento comum.”

Participação da comunidade

Fabiana também ressaltou que todas as reuniões do Conselho Municipal de Saúde são abertas à comunidade. Os cidadãos podem acompanhar os debates e se manifestar durante os encontros, porém o direito de voto nas deliberações é exclusivo dos conselheiros representantes das entidades.

O Conselho reforça que a participação popular é fundamental para fortalecer o controle social e contribuir com a melhoria dos serviços públicos de saúde oferecidos à população de Carazinho.