Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026

Terça-feira
03 Fevereiro 2026

Tempo agora

Tempo limpo 27
Tempo limpo 30°C | 16°C
Tempo limpo
Qua 04/02 33°C | 17°C
Tempo limpo
Qui 05/02 34°C | 18°C

Após tensão e críticas, Trump recebe o presidente da Colômbia na Casa Branca

Mundo

03 de fevereiro de 2026

Após tensão e críticas, Trump recebe o presidente da Colômbia na Casa Branca
Líder dos EUA (D) chegou a sugerir possibilidade de uma operação em território colombiano semelhante à que capturou Nicolás Maduro
Foto: Reprodução/Instagram

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na Casa Branca nesta terça-feira (3). Petro chegou em um veículo do Serviço Secreto americano com a bandeira colombiana.

O encontro acontece após diversas críticas entre os dois líderes e em meio à tensão devido à Venezuela. Trump acusou Petro de relação com o tráfico de drogas e sugeriu a possibilidade de fazer uma operação semelhante à que terminou com a captura de Nicolás Maduro.

A questão dos entorpecentes deve ser o foco da conversa, segundo o próprio Trump, que voltou a afirmar que “quantidades enormes de drogas saem” da Colômbia. Ele também comentou que o líder colombiano tem sido “muito gentil nos últimos um ou dois meses”.

“Ele certamente era crítico antes disso. Mas, de alguma forma, depois da operação na Venezuela, ele se tornou muito simpático. Ele mudou muito de atitude”, disse Trump. Gustavo Petro precisou de um visto especial depois que o Departamento de Estado dos EUA cancelou seu visto anterior em meio à tensão entre os dois países.

EUA e Colômbia compartilham objetivo, diz Petro

Após chegar à Casa Branca, Petro compartilhou uma mensagem no X, na qual afirmou que Colômbia e EUA compartilham o objetivo de “combater o narcotráfico”.

“Hoje inicio minha agenda em Washington como chefe de Estado, pronto para continuar fortalecendo a relação entre duas nações que compartilham o mesmo objetivo: o combate ao narcotráfico, a partir de uma abordagem que priorize a vida e a paz em nossos territórios”, declarou.

O presidente colombiano acrescentou que estava acompanhado de sua família antes de entrar para o encontro com Trump.

Fonte:  Redação O Sul