Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Sexta-feira
23 Janeiro 2026

Tempo agora

Tempo limpo 25
Tempo limpo 26°C | 13°C
Tempo limpo
Sáb 24/01 28°C | 14°C
Tempo nublado
Dom 25/01 30°C | 17°C

Plantio da soja se encaminha para o final nas lavouras gaúchas

Agro

23 de janeiro de 2026

Plantio da soja se encaminha para o final nas lavouras gaúchas
O controle das invasoras é a principal dificuldade no manejo fitossanitário da cultura
Foto : Tássia Becker Alexandre / Divulgação

A semeadura da soja no Rio Grande do Sul atingiu 98% da área projetada, com a floração em fase inicial representando 7% das lavouras estabelecidas. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira, 22, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 6,7 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 3.180 kg/ha.

De modo geral, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, estandes adequados e potencial produtivo, embora tenham sido registrados casos pontuais de mortalidade de plântulas e estandes abaixo do ideal em áreas de semeadura mais tardia. As principais dificuldades no manejo fitossanitário estão relacionadas ao controle de plantas invasoras.

As condições ambientais têm favorecido o desenvolvimento da cultura, e não há relatos generalizados de doenças, apenas sintomas pontuais de ferrugem-asiática, que seguem sendo monitorados. A presença de insetos-praga, como lagartas e percevejos, exige atenção contínua, especialmente nas lavouras em transição para fases reprodutivas.

Milho e milho silagem

Na cultura do milho, o tempo mais estável favoreceu o avanço da colheita em várias regiões. Estima-se o cultivo de 785 mil hectares, com produtividade média de 7.370 kg/ha. Mesmo em áreas com umidade elevada dos grãos, a colheita segue para liberar áreas ao plantio da soja. Em várias localidades, a produtividade é considerada satisfatória, e o estado fitossanitário das lavouras é muito bom.

A colheita do milho silagem também avança no Estado. A área destinada à cultura deve atingir 366.067 hectares, com produtividade estimada em 38.338 kg/ha. As condições climáticas recentes garantem bom desempenho das lavouras, e em muitas áreas os produtores já reintroduzem o milho ou destinam as áreas para pastagens.

Feijão e arroz

No feijão primeira safra, a semeadura ultrapassa 90% do projetado, com área estimada em 26.096 hectares e produtividade média de 1.779 kg/ha. As lavouras apresentam boa fitossanidade. Já para a segunda safra de feijão, a estimativa inicial aponta 11,6 mil hectares cultivados, produção de 16.375 toneladas e produtividade de 1.401 kg/ha.

Na cultura do arroz, a semeadura supera 98% da área planejada, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), de 920 mil hectares, com produtividade prevista pela Emater/RS-Ascar de 8.752 kg/ha. As lavouras apresentam bom estado fitossanitário, níveis adequados de água e seguem em desenvolvimento vegetativo, com áreas mais precoces já em floração e enchimento de grãos.

Fonte: Correio do Povo