Cenário econômico e perspectivas para 2026 são debatidos em encontro com líderes de núcleo
23 de dezembro de 2025
A última semana foi marcada por programação especial voltada ao grupo de líderes de núcleo da Cotrijal. A cooperativa promoveu o encontro de encerramento do ano, momento em que a diretoria apresentou a avaliação das ações desenvolvidas em 2025 e compartilhou as projeções para 2026. O grupo é formado por mais de 100 líderes, responsáveis por representar os mais de 17 mil associados da Cotrijal nos 53 municípios que integram a área de atuação da cooperativa. Eles desempenham um papel estratégico na comunicação e no fortalecimento do relacionamento com os produtores rurais.
Durante o encontro, a diretoria da Cotrijal destacou a resiliência dos produtores rurais e da cooperativa diante dos desafios enfrentados pelo setor agro no Rio Grande do Sul ao longo de 2025, marcado por adversidades climáticas e econômicas. A apresentação foi realizada pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica e pelo vice-presidente, Enio Schroeder. Para os dirigentes, o período exigiu planejamento, adaptação e união de esforços, em que mais uma vez o cooperativismo mostrou sua força e relevância.
Cenário econômico em pauta:
A palestra sobre o cenário econômico e perspectivas para 2026, conduzida pelo economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, André Nunes de Nunes, esteve entre os destaques da programação. O especialista abordou temas como as influências do cenário internacional, taxas de câmbio, economia brasileira e os reflexos das eleições nos mercados financeiros, além de trazer uma avaliação otimista para o setor agropecuário.
Segundo o profissional, a expectativa para a próxima safra de soja é positiva. “Temos uma boa perspectiva em termos de safra olhando para o Brasil como um todo. A produção deve ser bastante positiva, com preços relativamente estáveis. Não vemos aumento significativo, mas também não há uma pressão forte de queda. Deve seguir a sazonalidade normal, com leve recuo no período de safra, sem movimentos abruptos que surpreendam o produtor”, avaliou.
Ele também destacou a melhora gradual no cenário financeiro dos produtores. “Sabemos que os últimos anos foram mais difíceis no Rio Grande do Sul e também no Centro-Oeste, mas já vemos um mercado mais organizado e produtores com a situação financeira mais ajustada e otimista para o próximo ano. A produção tende a ajudar e, de forma geral, devemos ter um ano um pouco melhor no Sul e no Centro-Oeste, com preços mais estáveis. A grande atenção segue sendo o custo de produção”, completou.
Para o presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, “trazer o nosso economista-chefe para conversar com os líderes da Cotrijal, que também são nossos associados, contribui para que tenham informações qualificadas e possam tomar as melhores decisões no campo. É por meio de ações como essa que o cooperativismo se fortalece cada vez mais”, destacou.
Conhecimento e informação:
Os líderes de núcleo atuam como representantes dos associados, fortalecendo a comunicação e levando as demandas de cada região para serem debatidas na cooperativa. Os eventos promovidos pela Cotrijal têm como objetivo desenvolver essas lideranças em diferentes temas, ampliando o conhecimento e contribuindo para que desempenhem cada vez melhor sua função, tanto na cooperativa quanto em suas propriedades e comunidades.
O líder de núcleo no município de Vacaria, Fábio Bueno Bertoni ressalta a importância do encontro para o alinhamento e a troca de informações. “Nesses encontros conseguimos rever o que está acontecendo na cooperativa. A palestra com o economista contribui muito para as nossas perspectivas para o próximo ano. É uma honra, mas também uma grande responsabilidade, compartilhar com os associados os conhecimentos adquiridos em encontros como este”.
Fonte: Assessoria de imprensa da Cotrijal