Defesa Civil mobiliza recursos para apoiar ações de resposta nos municípios após ciclone
08 de novembro de 2025
A partir da previsão de tempestades severas provocadas pela formação de um ciclone extratropical, a Defesa Civil do Estado mobilizou recursos humanos e materiais para apoiar os municípios que poderão ser impactados por chuvas fortes, queda de granizo e rajadas de vento intensas.
A mobilização começou já no início da semana, a partir da publicação de orientações do Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) e, posteriormente, Avisos Hidrológicos e Meteorológicos para a população, bem como a devida ciência aos gestores e coordenadores municipais das condições esperadas para o fim da semana, para que cada localidade adotasse as medidas previstas em seus Planos de Contingência.
As equipes das 10 Coordenadorias Regionais, responsáveis por articular as ações de Proteção e Defesa Civil no âmbito de suas regiões, realizaram reuniões de alinhamento com os municípios, onde foram repassadas informações importantes acerca da preparação para o enfrentamento das condições adversas observadas na previsão. Da mesma forma, foram realizadas reuniões preparatórias com órgãos e secretarias estaduais, forças de resposta e concessionárias de serviços essenciais, como energia, água e telefonia, reforçando a atuação integrada preconizada pela Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC), aprovada em dezembro de 2024, com o objetivo maior de proteção da população.
Parte do efetivo da Defesa Civil foi mobilizado e destacado para as regiões mais sensíveis, para atuar junto a municípios que possam sofrer impacto significativo, reforçando a capacidade de resposta nos locais afetados. A partir do Departamento de Logística, recursos de ajuda humanitária, como lonas e telhas, além de equipamentos de internet via satélite e geradores, também foram disponibilizados para localidades que possam necessitar deste tipo de suporte.
Locais em pontos estratégicos do Estado também estão de prontidão para a instalação de Gabinetes de Crise, caso sejam necessários. Essas são estruturas temporárias, montadas em momentos de emergência ou risco elevado, para organizar, coordenar e responder de forma mais ágil e integrada a incidentes que ameaçam a integridade ou o bem-estar da população, e reúnem diversos órgãos, forças de resposta, secretarias e demais entes envolvidos diretamente com o atendimento e a segurança da população.
O Centro de Monitoramento continua observando, em tempo real, as condições hidrometeorológicas no território gaúcho, emitindo alertas para proteção e segurança da população.
Fonte: Defesa Civil