Dólar faz com que custos de produção do leite caiam, mas preços recebidos continuam em deflação
22 de outubro de 2025

Setembro trouxe custos menores para o produtor de leite, mas a deflação também atingiu o preço recebido. É o que aponta o relatório dos Índices de Inflação do Agronegócio do rio Grande do Sul, divulgado pela equipe econômica da Farsul nesta quarta-feira (22/10).
O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou queda de 0,28% em relação a agosto. No período, o câmbio teve uma queda de 1,4%, o que permitiu que o preço dos insumos importados, um dos principais custos de produção, caísse.
Em contrapartida, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) também registrou deflação, de 1,60% na comparação com o mês passado. A queda ocorreu especialmente puxado pela queda no preço da saca de arroz e do litro do leite, ambos refletindo maior oferta neste ciclo.
No acumulado dos últimos 12 meses, o IIPR apresenta uma deflação de 11,44%, um índice descolado do IPCA Alimentos (que tem alta de 6,61% no período), um sinal de que a inflação está acontecendo em outros pontos da cadeia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Farsul