Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Quarta-feira
22 Outubro 2025

Tempo agora

Tempo limpo 25
Tempo limpo 24°C | 11°C
Parcialmente nublado
Qui 23/10 24°C | 12°C
Parcialmente nublado
Sex 24/10 27°C | 13°C

Dólar faz com que custos de produção do leite caiam, mas preços recebidos continuam em deflação

Agro, Economia

22 de outubro de 2025

Dólar faz com que custos de produção do leite caiam, mas preços recebidos continuam em deflação
Foto: Divulgação / Criação de inteligência Artificial

Setembro trouxe custos menores para o produtor de leite, mas a deflação também atingiu o preço recebido. É o que aponta o relatório dos Índices de Inflação do Agronegócio do rio Grande do Sul, divulgado pela equipe econômica da Farsul nesta quarta-feira (22/10).

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou queda de 0,28% em relação a agosto. No período, o câmbio teve uma queda de 1,4%, o que permitiu que o preço dos insumos importados, um dos principais custos de produção, caísse.

Em contrapartida, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) também registrou deflação, de 1,60% na comparação com o mês passado. A queda ocorreu especialmente puxado pela queda no preço da saca de arroz e do litro do leite, ambos refletindo maior oferta neste ciclo.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IIPR apresenta uma deflação de 11,44%, um índice descolado do IPCA Alimentos (que tem alta de 6,61% no período), um sinal de que a inflação está acontecendo em outros pontos da cadeia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Farsul