Conab realiza operações de apoio aos produtores de feijão do RS, SC e PR
10 de setembro de 2025

As primeiras operações de apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aos produtores de feijão do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná estão marcadas para esta quarta e quinta-feira (10 e 11). Elas serão realizadas a partir das 9 horas, na modalidade “cartela”, com utilização do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe) e interligação com as Bolsas de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros.
A ação foi anunciada na semana passada pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, durante a Expointer, em Esteio, e autorizada por meio de Portaria Interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O documento definiu um volume de recursos de até R$ 21,7 milhões para escoamento de 32,4 mil toneladas de feijão da safra 2024/25 para fora dos estados de origem da produção, sendo 16,2 mil toneladas para o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e 16,2 mil toneladas para o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).
“Os leilões públicos da Conab, dentro da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), são um apoio importante para os produtores. Eles ajudam a dar segurança de renda, equilibram a oferta e garantem a regularidade do abastecimento de alimentos no país”, destaca Pretto.
Os leilões desta quarta-feira, 10 são destinados à participação da agricultura familiar. A Conab vai ofertar 6,48 mil toneladas de Pepro de feijão-preto, exclusivamente para agricultores familiares e suas cooperativas sediadas nos estados da região Sul. Para receber o prêmio, o produtor ou cooperativa deverá comprovar a produção e a venda/escoamento do feijão-preto para indústria de beneficiamento ou comerciante de uma localidade diferente de onde ocorre o plantio do produto.
No mesmo dia, também serão oferecidas outras 6,48 mil toneladas de PEP para indústrias de beneficiamento e comerciantes de feijão-preto do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nesse leilão de Prêmio para Escoamento de Produto, o participante deverá comprovar a compra do feijão-preto in natura obrigatoriamente de agricultores familiares, diretamente ou por meio de suas cooperativas, pelo preço mínimo e o posterior escoamento do produto.
Já na próxima quinta-feira, 11, o leilão Pepro será realizado em caráter de ampla concorrência, ou seja, todos os produtores, inclusive agricultores familiares, e cooperativas poderão participar. O mesmo ocorre com a operação de PEP, em que as indústrias de beneficiamento e comerciantes do grão deverão comprovar a compra do feijão-preto in natura de agricultores, inclusive da agricultura familiar, pelo preço mínimo e o posterior escoamento do produto.
Limites
O limite por produtor para a subvenção é de 8,4 toneladas do grão. Caso o agricultor participe das operações de Pepro e venda seu produto para os arrematantes nos leilões de PEP, esse volume máximo estabelecido não poderá ser excedido.
Fonte: Correio do Povo