Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025

Quinta-feira
07 Agosto 2025

Tempo agora

Tempo nublado 13
Tempo nublado 15°C | 11°C
Chuvas esparsas
Sex 08/08 11°C | 4°C
Parcialmente nublado
Sáb 09/08 10°C | 1°C

Governo gaúcho prorroga inscrições de concurso para professores da rede estadual

Estado

06 de agosto de 2025

Governo gaúcho prorroga inscrições de concurso para professores da rede estadual
Foto: Reprodução

O prazo de inscrições para o concurso público de professores da rede estadual do Rio Grande do Sul foi prorrogado até a próxima quinta-feira (7). Organizado pela Secretaria da Educação (Seduc), o processo seletivo oferece mais de 6 mil vagas para atuação em diversas regiões do estado. As provas estão marcadas para o dia 28 de setembro.

As oportunidades abrangem diferentes áreas da Educação Básica, com destaque para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Educação Física, Artes, Sociologia, Filosofia, Química, Física, História, Geografia, Ensino Religioso, Biologia, além de vagas para Educação Profissional e Técnica, Educação Indígena e Educação Especial. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e pessoas trans.

O concurso integra a política educacional do governo estadual, que considera a área prioritária. Segundo o governador Eduardo Leite, a iniciativa busca reforçar o quadro de docentes, com o objetivo de garantir um futuro melhor para estudantes, professores e para a sociedade.

A seleção será composta por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões de múltipla escolha. O exame será dividido em dois blocos: um com temas gerais, comuns a todos os candidatos (Conhecimentos Pedagógicos, Língua Portuguesa e Legislação da Educação), e outro com conteúdos específicos, conforme a área escolhida.

As provas serão aplicadas nas sedes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), incluindo municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana, Erechim, Bagé, entre outros. A lista completa está disponível no edital.

Candidatos que atingirem a nota de corte terão suas redações corrigidas. Em seguida, haverá a etapa de prova de títulos, que servirá como critério adicional de pontuação. Professores interessados em atuar em comunidades indígenas Guarani e Kaingang passarão por avaliações específicas.

O resultado final será homologado pela Seduc e divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da banca organizadora.

Fonte: O Sul