Sábado, 02 de Agosto de 2025

Sábado
02 Agosto 2025

Tempo agora

Tempo nublado 15
Tempo nublado 25°C | 14°C
Chuva
Dom 03/08 19°C | 14°C
Chuvas esparsas
Seg 04/08 18°C | 11°C

Caraá é sede de Jornada Apícola

Agricultura

29 de julho de 2025

Caraá é sede de Jornada Apícola
A programação inclui palestras, oficinas práticas temáticas, mesa-redonda para compartilhamento de experiências, feira de produtos e equipamentos apícolas e sorteio de brindes
Foto: Emater / Divulgação

O município de Caraá recebe a 17ª Jornada Apícola na próxima quinta-feira, dia 31. Nesta edição, a cidade será reconhecida pelo protagonismo na produção agrícola familiar e pelo incentivo à preservação ambiental, e na conservação de polinizadores nativos. O evento irá reunir produtores, especialistas, estudantes, instituições e demais envolvidos nas cadeias da apicultura e meliponicultura.

O evento, um dos principais encontros técnicos da região é promovido pela Emater/RS-Ascar com entidades parceiras do setor agropecuário. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, que pode ser realizada junto aos escritórios da estatal ou por meio de formulário eletrônico divulgado nas redes sociais das entidades organizadoras. Os temas abordados durante a Jornada incluem desde os impactos das mudanças climáticas na apicultura, passando por estratégias de adaptação do manejo, valorização dos produtos da colmeia, até políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à conservação ambiental.

A programação inclui palestras; oficinas práticas temáticas; mesa-redonda com produtores e técnicos para compartilhamento de experiências locais e regionais; feira de produtos e equipamentos apícolas e sorteio de brindes aos participantes.

As oficinas incluem as temáticas Produção orgânica de mel, com Luiz Fernando Wolff, agrônomo da Comissão de Produção Orgânica (CPorg) do RS; Mercado de mel, com o Apiário Adams; Produção de cera mista, com Vinicius Gomes, apicultor, meliponicultor e presidente da Associação Apimel de Caraá; Confecção de ninhos temporários/iscas de ASF, com Alexandre Piccinini, extensionista e médico veterinário da Emater/RS-Ascar; Boas práticas de fabricação do mel, com Kessiane Moraes, engenheira de alimentos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); Manejo de ninho claro, com Gladimir Ramos de Souza, agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar; Alimentação proteica, com Aroni Sattler, engenheiro agrônomo, doutor e professor permanente da Ufrgs; e Estimativa da força da colônia, usando campeiras, crias e potes de pólen para fins de venda ou divisão, com Janaina Alves, idealizadora do Parque Mel e Cravo. A seleção das oficinas será feita no ato da inscrição, considerando a capacidade limitada de cada atividade prática.

Fonte: Correio do Povo