Idosa de 71 anos é resgatada de poço com 8 metros de profundidade no RS
22 de maio de 2025

Imagine a seguinte situação: estar dentro de um poço de oito metros de profundidade, com a água gelada até os ombros, vendo o céu como um pequeno círculo distante no alto. Foi nessa situação que uma idosa de 71 anos passou cerca de 40 minutos, em Doutor Maurício Cardoso — município de 4.470 habitantes no Noroeste do Rio Grande do Sul.
O caso aconteceu na noite de terça-feira (20). Sem outra alternativa, a idosa começou a gritar por socorro. Repetidas vezes. Felizmente, foi ouvida. A voz chegou até os familiares, que chamaram os bombeiros.
A guarnição do Corpo de Bombeiros escalada para a missão incluía o soldado Miguel. Foi ele quem desceu o poço para resgatar a mulher.
Ele relata que a senhora estava consciente, submersa em uma água gelada de 1,40 metro, lutando para manter o corpo erguido. O motivo da queda ainda é desconhecido.
“A descida até o fundo do poço foi feita com corda através de rapel, a descida foi rápida”, relata Miguel. “[A profundidade da água] ajudou a suavizar os impactos da idosa com o fundo do poço”, explica.
O soldado equipou a vítima, ainda submersa, com um cinto de salvamento e colocou nela seu próprio capacete — proteção essencial para evitar machucados durante a subida.
“Após eu dar o ‘pronto’, a guarnição, comandada pelo 1° Sgt Reis, tracionou o sistema até retirar a idosa do poço, que estava consciente e verbalizou todo o tempo com a guarnição”, diz o soldado.
Quando finalmente emergiu da escuridão do poço, foi coberta com um cobertor térmico. A idosa foi encaminhada ao hospital para observação, sem ferimentos graves, apenas escoriações leves.
Fonte: G1