Terça-feira, 17 de Junho de 2025

Terça-feira
17 Junho 2025

Tempo agora

Tempo nublado 18
Tempo nublado 22°C | 17°C
Chuva
Qua 18/06 17°C | 14°C
Chuva
Qui 19/06 17°C | 14°C

Farsul manifesta preocupação sobre falta de ações federais

Agro, Estado

14 de maio de 2025

Farsul manifesta preocupação sobre falta de ações federais
Segundo os organizadores 300 tratores participaram da mobilização em Santo Ângelo
Foto: Hanna de Lima / GCC

Em nota emitida na tarde desta terça-feira, 13, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) lamentou e tornou pública “a sua preocupação com a falta de ações efetivas do governo federal em relação às perdas ocorridas no Rio Grande do Sul”.

No texto, a Farsul afirma ser “bastante conhecido pelo governo federal”, a crise de perdas enfrentada pelo Rio Grande, decorrente “do clima sem precedentes na sua História, o que gerou um atraso econômico irrecuperável em relação aos demais estados e um endividamento de dimensão e perfil inadministráveis para um grande contingente de produtores gaúchos”.

A federação salienta que até o momento não houve, sequer, a publicação de “voto do Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizando as instituições financeiras a cumprirem aquilo que já consta no Manual do Crédito Rural (MCR), apesar da reunião extraordinária da sexta-feira passada”.

De acordo com Farsul, “esta premeditada falta de ação tem gerado um verdadeiro caos, pois estamos em época de pleno vencimento de custeios, investimentos e prorrogações e o governo sabe perfeitamente disso, mas ao não votar a prorrogação opta por enviar centenas de milhares de produtores gaúchos para inadimplência ou para busca de soluções com juros de 2% a 3% ao mês”.

A Farsul lembra ainda que “a maior parte da dívida (dos produtores) foi realizada com recursos livres, o que exige a criação de uma linha do Fundo Social do Pré-Sal que até agora não se avançou de forma consistente”.

Por fim, a entidade prevê que a adoção de eventuais soluções deverá ser insuficiente e adotada fora de tempo hábil.

“O remédio, se chegar, de novo será pequeno, restrito e atrasado, diferente dos discursos e dos ‘outdoors’ espalhados pelo país”, conclui a nota.

Leia a íntegra da nota

“Nota à Sociedade

A Farsul vem através desta nota lamentar e tornar pública a sua preocupação com a falta de ações efetivas do governo federal em relação às perdas ocorridas no Rio Grande do Sul.

Como é bastante conhecido pelo governo federal, o Rio Grande do Sul enfrenta uma crise de perdas decorrentes do clima sem precedentes na sua História, o que gerou um atraso econômico irrecuperável em relação aos demais estados e um endividamento de dimensão e perfil inadministráveis para um grande contingente de produtores gaúchos.

É importante destacar que, apesar de todas as assustadoras informações de perdas e de endividamento relatadas pela Farsul ao governo federal, até este momento não tivemos sequer a publicação do voto do Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizando as instituições financeiras a cumprirem aquilo que já consta no Manual do Crédito Rural (MCR), apesar da reunião extraordinária da sexta-feira passada. Esta premeditada falta de ação tem gerado um verdadeiro caos, pois estamos em época de pleno vencimento de custeios, investimentos e prorrogações e o governo sabe perfeitamente disso, mas ao não votar a prorrogação opta por enviar centenas de milhares de produtores gaúchos para inadimplência ou para busca de soluções com juros de 2% a 3% ao mês.

Além do mais, a maior parte da dívida foi realizada com recursos livres, o que exige a criação de uma linha do Fundo Social do Pré-sal que até agora não se avançou de forma consistente.

O remédio, se chegar, de novo será pequeno, restrito e atrasado, diferente dos discursos e dos “outdoors” espalhados pelo país.”

Fonte: Correio do Povo