Sexta-feira, 18 de Abril de 2025

Sexta-feira
18 Abril 2025

Tempo agora

Tempo nublado 22
Tempo nublado 26°C | 18°C
Tempo nublado
Sáb 19/04 21°C | 14°C
Tempo limpo
Dom 20/04 22°C | 10°C

Entidades buscam apoio do Ministério da Fazenda para produtores endividados no RS

Agro

16 de abril de 2025

Entidades buscam apoio do Ministério da Fazenda para produtores endividados no RS
Foto: Ascom Cotrijal

Comitiva formada pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica, parlamentares e entidades do setor agropecuário, tiveram audiência com equipe técnica do Ministério da Fazenda na manhã desta terça-feira, dia 15, em Brasília. O objetivo foi buscar, junto ao governo federal, recursos com prazos e juros compatíveis para solucionar o endividamento dos produtores rurais, que vêm sofrendo ao longo dos últimos anos com as quebras de safra ocasionadas por eventos climáticos como estiagens e a enchente em maio de 2024.

Estratégias de apoio aos agricultores gaúchos vêm sendo discutidas amplamente pelas entidades do setor nos últimos meses. Na última reunião entre as entidades, realizada em Porto Alegre, um dos destaques das discussões foi a prorrogação dos vencimentos das dívidas dos agricultores.

Segundo Manica, “a prorrogação dos vencimentos, bem como a securitização, não evoluíram junto à equipe do ministério e o que pode ocorrer é avaliar o endividamento caso a caso, observando as situações mais críticas. As equipes técnicas dos ministérios da Fazenda, da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e instituições financeiras, junto das entidades presentes na reunião, devem seguir buscando soluções que possam auxiliar os produtores rurais”.

O senador Luis Carlos Heinze, propositor do projeto de lei que dispõe sobre a securitização, deve seguir realizando movimentações sobre o assunto junto aos parlamentares. Além do presidente da Cotrijal, e do senador Heinze, também participaram da reunião o senador Hamilton Mourão, o deputado federal Heitor Schuch, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, o presidente da Aprosoja RS, Ireneu Orth e o Gerente Relações Institucionais da Ocergs, Tarcisio Minetto.

Fonte: Ascom Cotrijal