Prefeito Lairton Koeche decreta situação de emergência em Victor Graeff
25 de fevereiro de 2025

O município de Victor Graeff decretou emergência devido à grave estiagem que atinge a região. O prefeito Lairton André Koeche, confirma a medida a partir da assinatura do Decreto Municipal nº 011, de 21 de fevereiro.
De acordo com administração municipal, a decisão parte “após rigorosas análises técnicas sobre os impactos causados pela escassez hídrica”, com base no laudo técnico emitido pela Emater local.
Segundo avaliação, a falta de chuvas prejudicou a agricultura e pecuária. Com isso, a estiagem comprometeu diretamente as atividades agrícolas, resultando em perdas expressivas nas lavouras e uma queda acentuada na produção leiteira, além de prejudicar seriamente o desenvolvimento dos rebanhos locais.
Outro impacto com a escassez hídrica está com os açudes secos, falta de água os animais e irrigação das plantações. Também preocupa o aumento na proliferação de pragas nas lavouras.
Próximo passo
O município aguarda a homologação do decreto pelo governo do Estado, agilizar o acesso a recursos estaduais e federais, permitindo ações imediatas para auxiliar os agricultores e pecuaristas locais.
Fotos do laudo



