Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Segunda-feira
21 Abril 2025

Tempo agora

Tempo nublado 20
Tempo nublado 22°C | 9°C
Tempo nublado
Ter 22/04 23°C | 10°C
Tempo nublado
Qua 23/04 27°C | 13°C

Lançamento da 25ª Expodireto projeta união de esforços para fortalecimento do agronegócio frente aos desafios climáticos

Agronegócio

10 de fevereiro de 2025

Lançamento da 25ª Expodireto projeta união de esforços para fortalecimento do agronegócio frente aos desafios climáticos
Lançamento da Expodireto, feira acontece de 10 a 14 de março
Foto: Grupo Ceres

Na manhã desta segunda-feira (10), aconteceu o lançamento oficial da 25ª edição da Expodireto Cotrijal. O evento ocorreu no Hotel Deville, em Porto Alegre, e reuniu autoridades, imprensa, patrocinadores e representantes de entidades ligadas ao agronegócio. A feira acontece de 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque. 

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, falou sobre mais uma edição da Expodireto, destacando inicialmente que 2025 é o ano do cooperativismo, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Manica, no começo no do seu pronunciamento, confirmou o nome de Claudio Bier – presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) – como homenageado da Calçada da Fama do Agro.

“A cada ano estamos eternizando alguém que fez algo pelo agronegócio brasileiro” menciona Nei Manica.

Após o lançamento as entidades representativas do agro tiveram uma reunião, entregando um documento ao governo do Estado para cobrar junto ao governo federal em Brasília. Na pauta de demanda está securitização das perdas agrícolas, devido, principiante, as perdas econômicas com a seca nos últimos anos no Rio Grande do Sul.

“Precisamos de uma nova securitização que há mais de 20 anos foi feito. É um empréstimo federal com juros compatível com a realidade. Para o produtor quitar seus débitos onde quer que esteja”, avalia.

Desta forma, pondera que a “economia do RS não para” e para que todas saiam vencedores é preciso “despolitizar” as demandas para beneficiar o agronegócio. O presidente explicou que neste ano a organização não divulgará os números de comercialização da feira.  

“Porque é uma competição quem vendeu mais seja a Expodireto, Expointer, Fenasoja; e não é esse objetivo”, salienta.

Para Manica, o objetivo é o produtor ver tecnologia, inovação e aumentar a produtividade com a presença da Arena Agrodigital, por exemplo. “As exposições (feiras) são divisoras de água de crescimento com todas as empresas globais presentes trazendo o que a demais moderno”, explica.

Por fim, o presidente da Expodireto e da Cotrijal, destaca a importância da mudança na legislação ambiental no Brasil para retenção de água para produção agrícola e fornecimento para as estruturas de irrigação.

Expositores

Nesta 25ª edição estarão presentes no Parque da Expodireto mais de 550 expositores em 132 hectares do parque. No Pavilhão da Agricultura Familiar, são esperadas próximo de 200 agroindústrias. Já na Arena Digital, serão mais de 30 estandes entre empresas, hubs e startups. Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países. São mais de 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias.

Fala das autoridades

O lançamento da Expodireto Cotrijal é marcado pela presença das autoridades como a do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Pepe Vargas.  Ele menciona a relevância da feira para o produtor rural.

Representando a Câmara Federal, o deputado pelo estado do RS, Pedro Westphalen, comenta a necessidade da aprovação do projeto que dispõe sobre a securitização das dívidas de produtores rurais cujos empreendimento tenha sido impactados por eventos climáticos adversos a partir de 2021.

Representando o Senado Federal, o senador pelo estado do RS, Luis Carlos Heinze, complementa o tema relatando um fato histórico no agronegócio brasileiro com a presença efetiva da securitização.

O governador do estado do RS, Eduardo Leite, fala em apoio a demanda do agronegócio junto ao governo federal.

O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, comenta a relevância para o município a realização da Expodireto Cotrijal no mês de março.