Entrevista: presidente da Famurs fala sobre a diminuição de recursos aos municípios
22 de setembro de 2023
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi, em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, respondeu perguntas relacionado a diminuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), cota de parte do ICMS, e outros.
Por isso, está previsto uma mobilização municipalista na capital federal, em Brasília, nos dias 3 e 4 de outubro. Na quinta-feira (21), prefeitos e secretários municipais da região estiveram reunidos no município de Selbach, para debater o assunto na reunião da Associação dos Municípios do Alto Jacuí – Amaja.
De acordo com Luciano Orsi, os municípios vão receber uma cota de parte do ICMS a partir de uma ação do governo do estado junto ao federal.
O presidente da Famurs confirma que existe um trabalho em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para aumentar a porcentagem do FPM.
Outro objetivo é o aumento no repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Além de ser presidente da Famurs, Luciano Orsi, é prefeito de Campo Bom. Segundo ele, afirma que a queda da arrecadação é perceptível em todos os municípios.
Ouça na integra a entrevista com o presidente da Famurs, Luciano Orsi: