Início » Adolfo Brito é empossado como presidente da Assembéia Legislativa do RS

Adolfo Brito é empossado como presidente da Assembéia Legislativa do RS

por Daiane Giesen
260 visualizações

Na tarde de quarta-feira (31), durante uma sessão solene, o deputado Adolfo Brito (PP) foi eleito e empossado como presidente do Parlamento gaúcho para o segundo ano da 56ª Legislatura. Autoridades, amigos e familiares estiveram presentes na cerimônia realizada no Plenário 20 de Setembro. A solenidade também foi acompanhada por telões instalados no Teatro Dante Barone e na Esplanada do Palácio Farroupilha, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais.

Além de Brito, a Mesa Diretora será composta por Paparico Bacchi (PL) como 1º vice-presidente, Eliana Bayer (Republicanos) como 2ª vice-presidente, Pepe Vargas (PT) como 1º secretário, Vilmar Zanchin (MDB) como 2º secretário, Luiz Marenco (PDT) como 3º secretário e Dr. Thiago Duarte (União) como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Issur Koch (PP), Delegada Nadine (PSDB), Gaúcho da Geral (PSD) e Elton Weber (PSB).

A sessão foi aberta pelo então presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB). Após a execução do Hino Nacional pelos corais Coral Luz, da Assistência Social de Sobradinho, e Coral Municipal de Arroio do Tigre, Zanchin informou sobre a renúncia da atual Mesa Diretora e fez seu pronunciamento de despedida.

Zanchin destacou a gestão compartilhada na ALRS e o desafio de dar continuidade aos projetos dos anos anteriores. Ele ressaltou a escolha da área da Educação como foco de seu mandato, mencionando o Marco Legal da Educação como resultado do trabalho realizado em 2023. O ex-presidente também agradeceu aos parlamentares, servidores da Casa, seu partido, e desejou sucesso ao novo presidente.

A deputada Eliana Bayer (Republicanos), 2ª secretária da Casa, leu o termo de renúncia da atual Mesa Diretora e apresentou a composição da chapa única para a nova Mesa Diretora (RDI 1 2024), que foi eleita por unanimidade com 49 votos favoráveis. A chapa eleita comandará a ALRS até 31 de janeiro de 2025.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente do Legislativo gaúcho, Adolfo Brito agradeceu aos eleitores, colegas de bancada e demais parlamentares, especialmente seu antecessor. Emocionado ao agradecer à sua família, Brito falou de sua longa trajetória na vida pública e abordou o tema escolhido para sua gestão: reservação de água, irrigação e piscicultura.

Brito destacou a necessidade de projetos para enfrentar os períodos de estiagem enfrentados pelo RS nos últimos anos e convidou colegas a participar da iniciativa. Ele ressaltou a importância de viabilizar projetos que permitam ao pequeno agricultor contar com um açude em sua propriedade para irrigar sua produção. O novo presidente defendeu a possibilidade de fazer política séria e limpa com trabalho e dedicação.

A sessão foi encerrada com a execução do Hino Rio-grandense pelos corais. Em seguida, Brito concedeu entrevista coletiva e recebeu cumprimentos no Salão Júlio de Castilhos e no Vestíbulo Nobre.

Na sessão solene estiveram presentes o governador Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza, o deputado federal Pedro Westphalen (PP), o senador Luiz Carlos Heinze (PP/RS), a presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o presidente eleito do TJ, desembargador Alberto Delgado Neto, o procurador-geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, o presidente do TCE, Marco Peixoto, o ex-governador Jair Soares, o ex-vice-governador Vicente Bogo, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Mauro Pinheiro, o deputado Marcelo Sobral (União/SE), representando a Unale, o deputado emérito Celso Bernardi, além de secretários estaduais, deputados federais, prefeitos, vereadores, representantes de federações, entidades e sindicatos, entre outras autoridades.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade