Início » Assembleia Legislativa do RS aprova projeto de apoio aos hospitais que atendem pelo SUS

Assembleia Legislativa do RS aprova projeto de apoio aos hospitais que atendem pelo SUS

por Daiane Giesen
57 visualizações

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (9) o projeto de lei complementar 368/2023 (PLC 368/23), que institui o Programa Pró-Hospitais. A medida foi aprovada por unanimidade, com 47 votos, e tem como objetivo apoiar hospitais públicos municipais, estaduais, filantrópicos e Santas Casas que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto de autoria dos deputados Dr. Thiago (União), Airton Artus (PDT) e Cláudio Tatsch (PL) estabelece que empresas do estado possam destinar até 5% do ICMS devido para os hospitais que atendem o SUS. Segundo o texto do projeto, os recursos fornecidos pelas empresas visam ampliar os serviços de saúde nos municípios e proporcionar sustentabilidade financeira aos hospitais. A medida busca também cobrir o déficit da tabela SUS e viabilizar a construção, ampliação e manutenção de unidades hospitalares, além da compra de insumos e equipamentos necessários para o atendimento.

Para que as empresas possam efetuar essas destinações, o programa ainda passará por análises técnicas. Após essa etapa, as empresas estarão autorizadas a direcionar até 5% do saldo devedor do ICMS para os hospitais contemplados pelo programa.

O Programa Pró-Hospitais é visto como uma iniciativa importante para fortalecer o sistema de saúde pública do estado, oferecendo mais recursos para os hospitais que atendem a população pelo SUS.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade