O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada dessa quinta-feira, 21 de março, causou muitos estragos. Na região de abrangência da Coprel, muitas áreas urbanas e rurais dos municípios tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompida devido à queda de postes e rompimento da rede e abastecimento causados pelos fortes ventos.
Desde às 05h da manhã, o Discoprel recebeu mais de 7.050 ligações de cooperantes registrando ocorrências de falta de luz. Até o momento, estima-se que 14 mil clientes estejam aguardando o reestabelecimento de energia. O número de ocorrências é 284.
Segundo Jonas Weiss, Orientador do Centro de Operações da Coprel, ainda não há como prever com precisão o retorno do serviço, devido ao grande número de ocorrências. Desde a madrugada estão trabalhando para o mais breve reestabelecimento dos serviços. São 46 equipes de eletricistas em caminhonetes, chamadas de equipes leves, e 18 equipes com caminhões para transporte de postes de concreto para serem substituídos, chamadas equipes pesadas, trabalhando desde as primeiras horas da manhã. O Orientador reforça o pedido para que as pessoas evitem se aproximar dos locais onde tenham fios rompidos e redes caídas, pelo risco eminente de acidentes graves pela possibilidade de choque no local.
A meteorologista da Camila Cardoso, da Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais, afirmou que a maior preocupação com essa frente fria que chegou ao Estado era justamente as rajadas de vento.
“Desde segunda-feira a gente vinha falando das rajadas de vento. Ontem conversamos com o Jonas da Coprel sobre isso. E, graças a Deus, esses ventos já passaram. É claro que ainda estamos com ventos moderados, trazendo uma sensação térmica mais baixa. Mas a linha de vento já está aqui em Santa Catarina. O que vamos ter agora é chuva de fraca intensidade, nada que vá trazer maiores problemas. É claro que as pessoas ficam com medo, tivemos ventos de 140 km por hora na área da Coprel. Em todos esses anos que acompanho a área de cobertura da Coprel, nunca tinha visto o registro de ventos de 140 km por hora”, relatou Camila.
A Coprel segue com as equipes atendendo as ocorrências e pede que os clientes e cooperantes contatem o Discoprel para relatar problemas.