O Brasil recebeu no sábado (20) o primeiro lote de vacinas contra a dengue para aplicação pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A informação foi divulgada neste domingo (21) pelo Ministério da Saúde. A remessa contém 750 mil doses doadas pelo laboratório japonês Takeda.
Segundo o governo, as primeiras doses serão destinadas para adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades com mais de 100 mil habitantes. A definição do público que receberá as doses leva em conta taxas de transmissão.
O número de casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024 foi mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, totalizando 55,8 mil ocorrências. Seis pessoas morreram por complicações da doença.
Inicialmente, o governo havia afirmado que seria priorizada a vacinação de crianças e jovens entre 6 e 14 anos, mas, em comunicado divulgado neste domingo, o Ministério da Saúde informou que o público-alvo da primeira remessa será de indivíduos entre 10 e 14 anos.
“A faixa etária de 10 a 14 anos se encontra dentro do que recomendou a OMS [Organização Mundial da Saúde] e é também aquela em que ocorre o maior número de hospitalizações”, declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
As vacinas chegaram ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e vão passar por um controle de qualidade.
Em seguida, serão enviadas para o Ministério da Saúde, que fará a distribuição das doses para todo o Brasil. Segundo a pasta, as vacinas serão destinadas a municípios com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão da doença nos últimos dez anos, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.
Os critérios para distribuição foram definidos em conjunto pelo Ministério da Saúde e Estados e municípios, mas a lista das cidades contempladas só será divulgada após reunião tripartite do ministério com o conselho de secretários de saúde de Estados e municípios, que acontecerá em 1º de fevereiro, em Brasília.
O governo federal adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina, limite estabelecido pela farmacêutica Takeda neste ano de acordo com sua possibilidade de entrega. O primeiro lote das vacinas compradas será de 570 mil doses e chegará ao país em fevereiro.
A estimativa do governo é de que cerca de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas em 2024.
Fonte: Agência Brasil