Início » Rótulos de medicamentos passarão a indicar presença de substâncias consideradas doping

Rótulos de medicamentos passarão a indicar presença de substâncias consideradas doping

por Daiane Giesen
249 visualizações

Rótulos de medicamentos passarão a indicar a presença de substâncias que têm o uso considerado como doping. A medida, publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (12), entrará efetivamente em vigor daqui a 180 dias.

A regra foi estabelecida por lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula. Um dos objetivos é evitar o doping acidental por parte de atletas. O COB (Comitê Olímpico do Brasil) define o doping como o uso ilícito de substâncias para aumentar a performance em competições esportivas.

Conforme a nova lei, medicamentos que contenham substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem precisarão trazer um alerta com essa informação nos rótulos, bulas e materiais publicitários.

Entre as substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem, estão anabolizantes, estimulantes, hormônios e diuréticos. No entanto, alguns itens proibidos no esporte estão em medicamentos usados no dia a dia, como o isometepteno — presente em alguns tipos de remédios com efeito analgésico, usados para diminuir a dor.

Quando a lei com a nova regra foi aprovada no Senado, a relatora do texto, Leila Barros (PDT-DF), afirmou que a falta de informações sobre essas substâncias estava entre as maiores causas de consumo acidental de medicamentos proibidos em competições, gerando punições injustas para atletas.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade