Durante esta semana, de 15 a 19 de julho, a Sala de Vacinas da UBS Central de Não-Me-Toque estará com horário estendido para realização de vacinação. A enfermeira coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Silva Pietro Kraemer, em entrevista ao Grupo Ceres, a extensão do horário será até às 19h.
“Para toda a população que deseja se vacinar, temos as vacinas disponíveis do calendário básico de imunizações”, confirma.
Segundo a enfermeira, estarão disponíveis doses para vacinação contra poliomielite, tétano, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Ampliar o horário tem como base a mesma ação realizada em abril, no início da campanha contra a gripe.
A expectativa para o segundo semestre é a mobilização com a campanha de Multivacinação previsto para os meses de outubro. Em 2024, devido as enchentes no estado não ocorreu a campanha contra a pólio “acredito que outubro ocorrendo a mobilização o estado possa participar”, salienta.
Gripe
O município ainda possuí doses contra a gripe ou a influenza. Em Não-Me-Toque, um dos motivos está sendo a baixa procura. A meta chega a 50% do público-alvo, que abrange gestantes, idosos acima de 60 anos, puérperas e crianças. Inferior a projeção de 90%.
“Nossa cobertura vacinal infelizmente não está sendo como esperado, uma realidade no país inteiro”, avalia.
Ouça a entrevista no quadro De Olho na Rua: