Início » FEISA será pioneira em neutralizar a emissão de gases poluentes gerados pelo evento

FEISA será pioneira em neutralizar a emissão de gases poluentes gerados pelo evento

por Daiane Giesen
134 visualizações

A FEISA 2024 não é apenas uma feira, é um espetáculo de inovação e diversidade que transforma a indústria, o comércio, os serviços e a agroindústria em uma celebração vibrante. E este ano a FEISA 2024 se torna a primeira feira de exposições a neutralizar completamente todo gás carbônico gerado pelas atividades da feira.

O gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) é responsável por cerca de 60% do aquecimento global. Esse gás, juntamente com o metano, é o principal causador do efeito estufa que, a partir do crescimento exponencial de suas emissões, é um dos responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e, consequente, aumento da temperatura na terra.

Mas como isso é possível?

“Toda atividade humana gera, em algum nível, poluição. Agora imagine caminhar pelos corredores da feira sabendo que cada passo seu contribui para um planeta mais verde? Durante os seis dias de evento, sua presença terá um impacto positivo direto no meio ambiente”, declarou o Eng. Ambiental Ricardo Debastiani, proprietário da R2 Assessoria Ambiental.

Esse trabalho é capitaneado pela empresa sarandiense R2 ASSESSORIA AMBIENTAL, que estará desenvolvendo um inventário, quantificando e detalhando todas as emissões de carbono em cada atividade do evento, bem como do público presente.

O escopo envolve consumo de água e geração de efluentes, resíduos sólidos e recicláveis, geração de energia oriunda da concessionária e também de fontes autônomas de geração, dentre outros.

“Em termos simples, ser carbono neutro implica alcançar um equilíbrio entre as emissões de carbono liberadas na atmosfera e as emissões compensadas ou removidas dela. Isso significa que as emissões de gases de efeito estufa liberadas são igualadas ou neutralizadas por meio de ações que removem ou reduzem o equivalente de emissões. Na prática funciona como uma balança ecológica: a partir do relatório detalhado de emissões de gases, a compensação do carbono gerado será realizada pela empresa parceira dessa ação, que é a SAFECARBON. Liderada pelo também sarandiense, erradicado em Porto Alegre, Dr. Luiz Carlos Zancanella, a empresa desenvolve o trabalho de busca e manutenção de áreas de floresta nativa que realizam o sequestro e a manutenção desse carbono”, destacou Ricardo.

Essa atividade consiste em garantir a manutenção de florestas que mantenham, de forma equivalente, os gases carbono emitidos pela FEISA, dessa forma equivalendo a geração de gases poluidores com a preservação de áreas florestais nativas.

Essas atividades são regradas por normas internacionais de acreditação, sendo gerado no final um certificado em nome da feira.

Matias Grellmann Real, presidente da Acisar e da FEISA 2024, festejou a importância desta ação. “A Feisa tem tradição de sempre inovar e apresentar conceitos e tendências. E a sustentabilidade é algo que está presente em todos os segmentos. E não poderia ser diferente na Feisa: graças à parceria com a R2 Ambiental e Safecarbon, seremos pioneiros em neutralizar os gases poluentes que serão produzidos durante a feira. Isso mostra o quanto estamos engajados, tanto no crescimento das nossas empresas, como também na sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, enfatizou Matias.

Esse inovador projeto tem o apoio da CRESOL e YOTTA.

A R2 ASSESSORIA AMBIENTAL e a SAFECARBON estarão presentes na FEISA 2024 como expositores. Você pode visitar o estande e conhecer mais sobre esse inovador projeto.

FIESA 2024, conectando oportunidades!

Arisolim Alecsander de Lima

Comunicação Acisar

 

 

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade