Início » Jovens rurais: programa Supernova da Cotrijal inicia turma de 2024

Jovens rurais: programa Supernova da Cotrijal inicia turma de 2024

Direito sucessório e gestão de propriedades são alguns dos temas abordados pelo projeto

por Daiane Giesen
72 visualizações

Em sua quarta edição, o programa Supernova da Cotrijal dá início às atividades em 2024. Na manhã de quarta-feira (5), os 65 jovens participantes, acompanhados des pais e colaboradores da cooperativa, puderam conhecer na aula inaugural mais sobre o cronograma e os temas que serão trabalhados ao longo do curso.

Serão oito encontros, entre palestras online e workshops presenciais, que tratam de assuntos como modelos de negócio, integração lavoura pecuária, conceitos do direito sucessório, gestão de conflitos e comunicação não violenta. No final do curso, os participantes terão a oportunidade de realizar uma missão técnica, viagem que promove a interação prática com os conhecimentos adquiridos ao longo do programa.

“Essa nova turma consolida o trabalho que vem sendo feito com os jovens desde 2021. O Supernova foi desenvolvido para aquele que tem o desejo de permanecer na propriedade, dando sequência ao trabalho da família e da cooperativa, e por isso fornecemos conhecimentos e técnicas para que a transição do negócio seja harmoniosa e eficaz”, destaca o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

Para os jovens, o Supernova é uma oportunidade de obter mais conhecimento e se aproximar das soluções oferecidas pela cooperativa para que eles tenham sucesso no negócio. Na ocasião, o superintendente de Produção Vegetal da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, falou sobre cooperativismo e a relação de parceria entre técnicos e produtores rurais, levando as melhores práticas para cada tipo de lavoura. Já o superintendente de Produção Animal da cooperativa, Renne Granato, comentou sobre a importância do uso de tecnologias na pecuária de leite e a análise de dados para mais eficiência e produtividade.

“Eu espero que o programa traga novos horizontes, uma visão mais ampla da propriedade e de como a gente pode trabalhar. Ou seja, novas perspectivas que contribuam para o dia a dia na propriedade. E o grande desafio da nossa geração é saber como conciliar as informações e utilizá-las para tomar as melhores decisões em diferentes momentos do mercado e da produção”, comenta Luis Fernando Chaves, produtor rural de Nicolau Vergueiro, que tem 28 anos e já está participando da gestão da propriedade familiar.

A manhã encerrou com a palestra do consultor empresarial Francisco Lumertz, especialista em liderança e negociação. Ele abordou questões como inovação na gestão e a importância da atenção plena no dia a dia, principalmente em tempos de distração digital.

Assim como o curso de 2023, a edição deste ano também foi elaborada em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). A carga horária total é de 48 horas, e uma grande novidade é o projeto de encerramento do grupo que fará a proposta da criação do Comitê Jovem Cooperativista da Cotrijal, que deverá iniciar as atividades em 2025.

O primeiro encontro virtual foi realizado na noite de segunda-feira (10) e tratou sobre as diferentes realidades de produção agropecuária no Brasil, além de um comparativo com práticas realizadas em outros locais no mundo. A aula ainda abordou a importância do produtor brasileiro na produção global de alimentos e os contrastes culturais e ambientais que envolvem a agricultura.

Sobre o programa Supernova

A iniciativa promove o desenvolvimento dos jovens rurais ligados ao quadro social da Cotrijal, estimulando o interesse na sucessão familiar. Iniciado em 2021, o projeto desafia o jovem a buscar inovações e soluções criativas e sustentáveis, em prol da perenidade do negócio rural e do fortalecimento do cooperativismo. Em três edições o programa já atingiu mais de 350 jovens, somando mais de 150 horas de capacitação.

Fonte: Ascom Contrijal

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade