Início » Lagoa dos Três Cantos é a cidade com maior percentual de alfabetização no norte gaúcho

Lagoa dos Três Cantos é a cidade com maior percentual de alfabetização no norte gaúcho

Relatório do IBGE revela que 98,61% da população três-cantense sabe ler e escrever

por Tainá Binelo
289 visualizações

Recentemente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um relatório revelou que Lagoa dos Três Cantos, município localizado na região norte do Rio Grande do Sul, ostenta um impressionante índice de alfabetização. Com 98,61% de sua população capaz de ler e escrever, a cidade se destaca não apenas regionalmente, mas também a nível nacional, ocupando a 18ª posição no ranking brasileiro.

Esse feito notável é resultado de um esforço conjunto envolvendo diversas iniciativas educacionais e a dedicação de profissionais comprometidos com o ensino. A Secretária de Educação de Lagoa dos Três Cantos, Ires Margarida Fath, enfatizou o trabalho realizado até então, que culminou nesse elevado índice de alfabetização. “A gente recebeu com muita alegria a notícia de que o nosso município foi bem colocado, segundo os dados do IBGE. É um mérito não somente do prefeito, não somente da Secretaria de Educação, mas sim de todos os que estão lá dentro da escola”, destaca a Secretária.

Um dos pontos-chave desse sucesso educacional é a adoção de novas plataformas de ensino, incluindo a implementação da educação integral em escolas, que oferecem atividades complementares abrangendo 100% das instituições de ensino do município. Além disso, houve um aumento na carga horária obrigatória, passando de 800 para 960 horas anuais. “Nós temos muitas atividades hoje no município de Lagoa dos Três Cantos, nas escolas. Nós implantamos, em 2022, o sistema de ensino Aprende Brasil, que é um sistema muito bom, que vem bem em encontro com aquilo que a gente precisa nas escolas”, afirma Fath, ressaltando a importância da implementação de novos métodos educacionais.

Além disso, o município aderiu a programas como o JEP (Jovem Empreendedor Primeiros Passos), em parceria com o Sebrae, e iniciativas estaduais e federais, como o Programa Alfabetiza Tchê e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, visando garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. “Nós temos, no turno inverso, também o reforço escolar, onde os alunos do primeiro e segundo ano recebem atendimento, e é onde é mais trabalhada a questão da alfabetização”, destaca a Secretária, evidenciando a atenção dada àqueles que necessitam de apoio extra no processo de aprendizagem.

Diante desse cenário de sucesso, o município de Lagoa dos Três Cantos se destaca como um exemplo de excelência educacional, onde o comprometimento e a dedicação dos profissionais resultam em um futuro promissor para as próximas gerações.

Ouça a entrevista na íntegra: 

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade