Início » Liderados pelo Brasil, emergentes dominam expansão global de biocombustíveis

Liderados pelo Brasil, emergentes dominam expansão global de biocombustíveis

por Daiane Giesen
261 visualizações

As economias emergentes, tendo o Brasil como a principal liderança, estão dominando o setor de biocombustíveis, segundo relatório publicado nesta quinta-feira (11) pela Agência Internacional de Energia (AIE).

“Com o apoio de políticas robustas de biocombustível, aumento da demanda de combustível para transporte e abundante potencial de matéria-prima, a previsão é de que as economias emergentes impulsionem 70% do crescimento da demanda global de biocombustível nos próximos cinco anos”, disse a agência.

Segundo o relatório, o Brasil sozinho será responsável por 40% dessa expansão.

“Políticas mais fortes são o principal fator desse crescimento, pois os governos ampliaram seus esforços para fornecer suprimentos de energia acessíveis, seguros e com baixas emissões”.

O relatório ainda explica que o setor rodoviário é o setor de transporte que mais utiliza os combustíveis renováveis, sendo responsável por 90% do uso total.

De olho na transição energética, o governo enviou ao Congresso Nacional, em setembro de 2023, o projeto de lei que cria o programa Combustível do Futuro.

O projeto conta com cinco eixos de medidas que favorecem a descarbonização da matriz energética e buscam reduzir as emissões de gases do efeito-estufa.

Entre as iniciativas está a elevação do limite legal, dos atuais 27,5% para 30%, da mistura do etanol à gasolina. Outro ponto de destaque é a redução obrigatória de 10% das emissões de dióxido de carbono do setor aéreo entre 2027 e 2037 com o uso progressivo do combustível sustentável de aviação — conhecido pela sigla em inglês SAF.

O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados, em regime de urgência. Após isso, ainda precisa passar por aprovação no Senado para, depois, ser sancionado pelo Presidente da República.

Fonte: CNN

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade