Início » Tornado causa estragos no Interior do RS

Tornado causa estragos no Interior do RS

por Daiane Giesen
166 visualizações

Um tornado atingiu a zona rural do município gaúcho de São Martinho da Serra, no Centro do Rio Grande do Sul, durante o sábado, 27. Moradores da região filmaram o tornado avançando sobre lavouras e a sua passagem pela sede de uma propriedade rural, onde causou danos.

O tornado se deu em dia de enorme instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul com o deslocamento de uma frente fria pelo Estado que trouxe chuva forte a intensa com volumes até perto de 200 mm na fronteira com o Uruguai, queda de granizo e alguns vendavais isolados.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, as condições atmosféricas eram muito propícias à formação deste tipo de fenômeno. “Observávamos de manhã nas imagens de satélite como a instabilidade sobre o estado apresentava a forma da letra ‘v’ no sentido invertido, o que é característico de grande divergência na atmosfera”, comenta.

Estael Sias destaca que uma corrente de jato em baixos níveis atuava sobre o Rio Grande do Sul e foi responsável por vento Norte forte durante a manhã de sábado em Santa Maria e calor intenso de 34ºC no Noroeste durante a tarde. “Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados”, explica. “Por isso, na esmagadora maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul havia a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera”, acrescenta a meteorologista da MetSul.

A passagem do tornado pela área rural de São Martinho da Serra não deixou feridos. Os danos se concentraram em um estabelecimento rural, onde o vento forte associado ao tornado causou destelhamentos de um galpão e outros danos menores. Os tornados são fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra. Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, capaz de causar grande destruição em segundos a minutos.

Fonte: Correio do Povo

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade