Início » Mais de 50 farmácias de Passo Fundo estão aptas a distribuir absorventes para a população vulnerável

Mais de 50 farmácias de Passo Fundo estão aptas a distribuir absorventes para a população vulnerável

por Daiane Giesen
211 visualizações

Desde a última semana, 51 farmácias de Passo Fundo passaram a fazer parte do programa do governo federal que distribui absorventes higiênicos para a população vulnerável. O item foi incluído no programa Farmácia Popular, como forma de trazer dignidade menstrual a população que não tem condição de comprar o produto.

Serão beneficiadas pessoas entre 10 e 49 anos, que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) e tenham renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Estão inclusas estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade extrema ou no sistema prisional.

Em Passo Fundo, a reportagem visitou cinco farmácias de diferentes redes, nos bairros Boqueirão, Centro e Petrópolis. Nelas, nenhum absorvente havia sido retirado ainda pela população contemplada. Um dos principais desafios, na análise da gerente de farmácia Catli Teixeira, é a novidade do programa e o começo da divulgação:

— Acredito que a baixa adesão por enquanto é pelo tempo que a novidade está ativa. As pessoas precisam consultar e serem encaminhadas para conseguir retirar o produto, e isso vai levar uns dias mesmo — aponta.

Como retirar

A retirada é feita de forma gratuita nas farmácias populares, mediante apresentação de CPF e de uma autorização do Programa Dignidade Menstrual, gerada no aplicativo ou site Meu SUS Digital, que tem validade de seis meses. Estão aptas a receber o produto brasileiras e estrangeiras que vivem no país.

No caso de pessoas que estão recolhidas em unidades do sistema penal, a distribuição é feita diretamente, sob responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Serão disponibilizados até 20 unidades de absorventes por pessoa a cada ciclo menstrual – considerando cinco dias de menstruação regular e uso de quatro unidades de absorventes por dia de menstruação.

Onde retirar

Em Passo Fundo, são 51 farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular e aptas a realizar a retirada dos absorventes higiênicos. Para saber qual a mais próxima, basta acessar o site do Ministério da Saúde e selecionar o Estado e a cidade.

Fonte: GZH

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade