A última quinta-feira, dia 30, foi de destaque para a liderança e a atuação feminina no cooperativismo. Encontro realizado na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs, na Expointer, marcou a posse do comitê gestor do Elas pelo Coop RS, que passa a ser coordenado pela associada da Cotrijal, Agueda Kunz. O grupo é formado por mulheres que representam os diferentes ramos do cooperativismo e busca promover o debate de temas relacionados à representatividade feminina, além de formar e capacitar mulheres para aumentar sua presença, tanto como cooperadas quanto em postos de liderança nas cooperativas. O comitê gestor será formado ainda pela vice-coordenadora, Luana Elicker, representante da Sicredi Região da Produção e da secretária, Fátima Hallal, representante da Coeducars.
“É uma honra poder compartilhar essa trajetória e os desafios que acompanham a liderança em um movimento tão importante como o cooperativismo feminino. Assumir a coordenação do comitê Elas pelo Coop RS, conduzido pela Ocergs, tem sido uma experiência profundamente enriquecedora. Nós, mulheres, temos um papel fundamental na construção de comunidades mais justas e equilibradas, e o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo”, destaca Agueda.
Na Cotrijal a associada integra o comitê do Programa Mais Elas, que tem o objetivo de incentivar ações de cunho educativo na cooperativa, buscando potencializar a força feminina no cooperativismo e no agronegócio. “A minha experiência de liderar e participar desses comitês tem sido uma jornada de aprendizado constante, em que cada desafio se transforma em uma oportunidade de crescimento. O sentimento que me acompanha é de gratidão por poder fazer parte de algo tão grande e impactante, e de esperança por um futuro em que as mulheres estejam cada vez mais presentes e ativas no cooperativismo e no agronegócio”, complementa Agueda.
Presentes no evento o presidente da cooperativa, Nei César Manica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, destacaram o trabalho que vem sendo realizado pelo Mais Elas, reflexo da evolução, a cada ano, da participação feminina nas ações desenvolvidas pela Cotrijal. Reforçaram ainda o papel de extrema relevância que as mulheres desenvolvem na sociedade, nas comunidades, nas famílias e nas cooperativas, além da necessidade de promover cada vez mais a inclusão feminina, fortalecendo a diversidade de decisões e de ideias.
O evento:
Além da posse do comitê gestor, o encontro teve palestra com o tema “Economia da Paixão” e a relação do conceito com as cooperativas, conduzida pela pesquisadora e comunicóloga, Paula Costa. A oportunidade contou ainda com a apresentação do programa “Avança Mulher Empreendedora”, feita pela secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos e pela presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback. O programa é uma iniciativa do governo estadual que foi repensada para contemplar empreendedoras em situação de vulnerabilidade climática.
Comitê de jovens:
Além do comitê feminino, em nível estadual também existe o Comitê de Jovens – Geração C, que conta com a participação do associado e líder de núcleo, Patrick de Quadros, como representante da Cotrijal. Ambos os grupos buscam incentivar e ampliar a participação de outras mulheres e jovens na liderança do cooperativismo brasileiro.
Fonte: Ascom Cotrijal