Na manhã de domingo (11), por volta das 9h, a estrutura da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de Passo Fundo foi implodida.
Mesmo com o frio, centenas de curiosos se reuniram nas proximidades para assistir à detonação, que durou cerca de seis segundos. O aparato de segurança foi estabelecido ainda no sábado (10).
A estrutura resistiu os 110kg de explosivos acionados. Porém, a estrutura de células não tombou por completo, embora o prédio localizado no centro tenha ido ao solo.
Conforme o engenheiro responsável pela implosão, Manoel Dias, havia a possibilidade de que exatamente ocorresse o que foi visto no domingo. “A implosão de silos tem um grau de dificuldade elevado”.
“Do ponto de vista técnico, havia a expectativa do que aconteceu e através de equipamentos vamos fazer a limpeza do local” salientou. Ou seja, será feita uma fragmentação através de equipamentos específicos. Com esse novo trabalho, o prazo para finalização é de mais 60 dias. O local tem possibilidade de receber investimento na área comercial.
Fontes: GZH/ e Planalto News