A segunda edição do Encontro Abelheiro, evento que reúne apicultores e meliponicultores para discutir os avanços, desafios e a valorização das cadeias produtivas de abelhas, acontecerá nos dia 27,28 e 29 de setembro, na Acapesu em Carazinho. Promovido por entidades parceiras ligadas ao setor, o encontro se consolidou como uma plataforma para troca de conhecimentos e incentivo à produção sustentável.
Entre os destaques do evento, está a realização de mais uma edição do Troféu Abelheiro, uma iniciativa do Grupo Ceres de Comunicação, que é também midia partner do encontro. O troféu busca homenagear personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento da apicultura e meliponicultura na região, ressaltando a importância da atuação desses profissionais para o equilíbrio ambiental e para a economia.
Cesar Sousa, presidente do Encontro Abelheiro, destaca que o evento é uma oportunidade para fortalecer laços e criar novas parcerias no setor. “Estamos felizes com a adesão crescente dos apicultores e meliponicultores, que enxergam no encontro uma chance de compartilhar experiências, adquirir conhecimento técnico e promover uma atividade tão vital como a criação de abelhas”, afirmou.
A apicultura e a meliponicultura vêm ganhando relevância não apenas pela produção de mel, cera e própolis, mas também pelo papel fundamental que as abelhas desempenham na polinização de diversas culturas agrícolas. “A presença das abelhas é vital para manter o equilíbrio dos ecossistemas e garantir a produção de alimentos”, ressaltou Sousa.
A expectativa para o evento deste ano é de um público ainda maior que o da edição anterior, com mais palestras e atividades práticas, além da presença de especialistas renomados. O Encontro Abelheiro se firma como um evento essencial para quem atua na apicultura e meliponicultura, promovendo o desenvolvimento e a união da classe.
Programação
O primeiro dia terá a abertura oficial do 2° Encontro Abelheiro, no início da manhã, seguida por atividades focadas na apicultura (criação de abelhas com ferrão). O destaque do dia é o Fórum Apícola dos Estados, que começa às 10h. O evento é promovido em parceria com a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs) e a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA). A programação contará com a presença de referências na criação de abelhas com ferrão, como Aroni Sattler e Hiago Albino Alves, que irão compartilhar suas experiências com o público em uma conversa informal e enriquecedora.
O segundo dia será dedicado à meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e trará o 1° Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica, às 9h, dentro do espaço Conecta Brasil. A promoção do evento é em conjunto com a Federação das Associações de Meliponicultores do Rio Grande do Sul (Femers) e a Associação Brasileira de Entidades da Meliponicultura (Abremel). Nomes de destaque no setor, como Gabriel Benoski, idealizador do projeto “Abelhando Mundo Agro” e uma das maiores referências mundiais em meliponicultura, além do médico Mikhael de Mattos Marques, especialista em Medicina Antroposófica e Apiterapia, estarão presentes para dialogar com o público.
Além disso o evento vai contar com a presença de 30 agroindústrias locais e regionais entre os expositores com produtos como mel, embutidos, rapaduras, cachaça, entre outros, integrando o espaço “Colmeia das Agroindústrias”. O terceiro dia vai ser voltado para as agroindustrias, dando ainda mais enfoque na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul.