Neste sábado, 28 de outubro, ocorrerá um eclipse parcial da Lua, um fenômeno em que o satélite natural da Terra será parcialmente encoberto pela sombra do nosso planeta. Esse evento poderá ser observado na região mais ao leste do Brasil, abrangendo os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.
O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra nas duas principais regiões de sombra da Terra: a umbra, que é uma sombra escura que não recebe luz solar, e a penumbra, que é uma sombra mais clara que ainda recebe algum grau de luz solar. Durante o processo, quando a Lua entra na umbra, temos um eclipse parcial, e quando está totalmente mergulhada na umbra, ocorre um eclipse lunar total. Neste caso, será um eclipse parcial, onde uma parte da Lua ficará coberta pela sombra da Terra, com uma cobertura máxima de aproximadamente 6%. Esse fenômeno acontecerá durante o nascimento da Lua.
Para observar o eclipse, é recomendável encontrar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua estará surgindo no horizonte leste durante o eclipse. O Observatório Nacional também disponibilizará uma transmissão ao vivo pela internet a partir das 15h, que permitirá às pessoas acompanhar o evento, ver imagens do eclipse e interagir com astrônomos convidados, que responderão a perguntas e discutirão tópicos relacionados à astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas.
Os eclipses da Lua sempre ocorrem durante a fase da Lua cheia, quando a Lua está diretamente oposta ao Sol no céu. Portanto, a Lua nascerá no horizonte leste no momento do eclipse, tornando importante escolher um local com uma visão desobstruída nessa direção para aproveitar esse espetáculo astronômico.