Início » Ibama suspende aplicação de agrotóxico à base de fipronil em pulverização aérea

Ibama suspende aplicação de agrotóxico à base de fipronil em pulverização aérea

por Camila Camargo
418 visualizações

O Ibama suspendeu, cautelarmente, a aplicação de agrotóxicos à base de fipronil em pulverização foliar em área total, ou seja, não dirigida ao solo ou às plantas. O comunicado foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 29 de dezembro de 2023 e visa a proteção aos insetos polinizadores até que o processo de reanálise do produto seja concluído pelo Ibama.

O ingrediente encontra-se sob reavaliação desde setembro de 2022, em razão dos indícios de efeitos adversos graves às abelhas, observados em estudos científicos e relatos em várias partes do mundo.

Os titulares de registro de agrotóxicos que contenham fipronil como ingrediente ativo têm prazo de 90 dias, contados a partir da oficialização do comunicado, para publicar folheto complementar, etiqueta ou outro meio eficaz, com a frase de advertência:

“Este produto é tóxico às abelhas. A aplicação aérea não é permitida. A pulverização foliar não dirigida ao solo ou às plantas, ou seja, aplicações em área total, não é permitida. Não aplique este produto em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação de abelhas na cultura. O descumprimento dessas determinações constitui crime ambiental, sujeito a penalidades cabíveis e sem prejuízo de outras responsabilidades.”

Fonte: Correio do Povo

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade