O financiamento agrícola é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, permitindo investimentos em tecnologia nas propriedades rurais, aumento da produtividade e melhora na rentabilidade.
Adquirir máquinas agrícolas e equipamentos, no entanto, é um investimento que exige planejamento a longo prazo e organização das finanças. Por isso, escolher uma instituição financeira confiável e que oferece atendimento e suporte especializado pode agilizar a liberação do crédito rural.
Neste guia completo, você vai entender como funciona o financiamento agrícola para a compra de máquinas e equipamentos, como solicitar crédito rural e dicas de planejamento.
Também apresentaremos as principais linhas de crédito oferecidas pela Stara Financeira, instituição credenciada pelo Banco Central fundada em 2012. A empresa faz parte do Grupo Stara e possui correspondentes bancários em mais de 160 revendas e concessionárias no Brasil.
O que é financiamento agrícola e como funciona?
Financiamento agrícola é um tipo de crédito rural destinado à aquisição de bens, máquinas e equipamentos necessários para a produção no campo. O crédito rural pode ser solicitado por produtores, agricultores familiares e cooperativas, com o objetivo de impulsionar a capacidade de produção e modernizar a propriedade rural.
Existem diversas linhas de crédito no mercado, com condições e taxas de juros variadas. Em geral, elas variam conforme as definições do Plano Safra, conjunto de políticas públicas que define as diretrizes para o crédito rural no Brasil. Todos os anos, em meados de junho, são divulgadas as linhas subsidiadas pelo BNDES, os prazos de pagamento e outras regras para o acesso ao crédito rural pelos produtores.
Benefícios de um financiamento para máquinas agrícolas
Facilidade de pagamento
Os prazos para quitação dos financiamentos são longos e flexíveis, adequados ao ciclo de produção agrícola, permitindo que o produtor pague o crédito em um prazo de até 8 anos.
Taxas de juros competitivas
Programas do BNDES oferecem taxas de juros subsidiadas. As taxas de juros são menores do que as praticadas no mercado convencional, facilitando o acesso ao crédito rural.
Aumento de produtividade
A aquisição de máquinas agrícolas novas e mais eficientes para os atuais desafios, como condições climáticas extremas, ajudam a manter a rentabilidade no campo.
Acesso facilitado à tecnologia agrícola
O crédito rural permite mecanizar o trabalho no campo periodicamente com equipamentos agrícolas de última geração, em constante atualização.
Como obter crédito rural para máquinas e equipamentos?
O processo para obter um financiamento agrícola geralmente envolve as seguintes etapas:
1. Planejamento do financiamento agrícola
Defina o objetivo do financiamento e o valor necessário.
2. Escolha da instituição financeira
Defina a melhor opção entre bancos, cooperativas de crédito e instituições financeiras especializadas como a Stara Financeira.
3. Apresentação da proposta
Reúna a documentação pessoal e da máquina agrícola a ser financiada.
4. Análise de crédito rural para equipamentos
Aguarde o período necessário para que a instituição financeira avalie a capacidade de pagamento do produtor e as possíveis garantias.
5. Formalização do contrato
Assine o contrato com as condições acordadas (prazo, taxa de juros, garantias, etc.).
6. Liberação do crédito rural para máquinas agrícolas
Siga em contato com o correspondente bancário ao longo de todo o processo. Na Stara Financeira, o recurso é disponibilizado direto na conta da concessionária.
7. Pagamento das parcelas
Realize o pagamento de acordo com o cronograma definido no contrato com a instituição financeira.
Vantagens de financiar máquinas agrícolas: colha os frutos da tecnologia
Investir em máquinas agrícolas para a Agricultura de Precisão traz uma série de benefícios para lavoura, tais como:
Preservação do capital de giro
O financiamento agrícola permite adquirir os bens sem comprometer o capital de giro da propriedade. Isto é, mantém livres os recursos do caixa da propriedade rural para outros investimentos e despesas.
Aumento da produtividade
Máquinas agrícolas mais eficientes e precisas permitem produzir mais em menos tempo.
Redução de custos
Otimização de processos, mão de obra e menor consumo de insumos.
Melhoria da qualidade do produto final
Equipamentos com tecnologia agrícola avançada garantem um padrão de qualidade superior, garantindo excelência na produção de grãos.
Nesse sentido, poder contar com a agilidade na liberação de crédito rural por parte da instituição financeira é uma grande vantagem. Além disso, ter o suporte especializado no setor do Agro para uma análise criteriosa das condições de pagamento, ao longo do processo, garante a segurança necessária para expandir os negócios.
Cliente da Stara desde 2002, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, o agricultor Haroldo Kothrade começou a parceria com a Stara Financeira em 2013. Hoje, já adquiriu pelo menos oito máquinas agrícolas através de financiamentos direto de fábrica.
“Às vezes, decidimos adquirir um maquinário novo e não temos recursos no momento, então a Stara Financeira auxilia nesse processo, possibilitando a melhora da nossa produtividade através da compra de novos implementos”, destaca o produtor Haroldo Kothrade.
O depoimento do produtor é um exemplo de como a fidelização à Stara Financeira possibilitou, ao longo dos anos, mais facilidade na liberação de crédito rural para financianciar outros equipamentos, possibilitando manter a constância na produtividade, com a tecnologia mais atualizada possível e máquinas sempre prontas para o trabalho.
Stara Financeira: crédito rural para máquinas agrícolas
A Stara Financeira, empresa do Grupo Stara fundada em 2012, é especializada em soluções financeiras para o agronegócio, com foco em oferecer as melhores condições para a aquisição de máquinas e implementos agrícolas Stara.
Segundo o diretor de operações da instituição, Christian Santos de Abreu, um estudo mostra que cerca de 80% dos negócios no Brasil são fechados por meio de financiamentos. “Isso acontece porque são equipamentos com alto valor agregado, então nem todo mundo tem o dinheiro para comprar à vista, por isso o financiamento faz parte do negócio”, explica Abreu.
Atualmente, a empresa trabalha com dois produtos principais, para públicos distintos: o financiamento agrícola direto de fábrica para o produtor rural e a gestão de estoque para a rede de concessionárias Stara, que conta com mais de 160 pontos de venda espalhados pelo Brasil.
Conheça os diferenciais da Stara Financeira
Mínimo de burocracia e agilidade na aprovação
Com processo simplificado e rápido, com foco na necessidade do cliente. Enquanto outros bancos podem demorar mais de 30 dias para aprovar e liberar os recursos, a Stara Financeira garante que o processo completo é concluído em até 30 dias, oferecendo ao produtor agilidade e confiança.
Variedade de linhas de crédito
Entre as principais, estão: Moderfrota, Moderfrota Pronamp, TFBD, entre outras linhas de crédito disponíveis para atender às necessidades de cada produtor rural.
Também existem linhas de crédito com recursos próprios da instituição, oferecidas em períodos específicos.
Possibilidade de usar o próprio equipamento como garantia
Essa opção facilita a aprovação do crédito rural para máquinas agrícolas e reduz a necessidade de outras garantias em operações de curto prazo, de até 3 anos. Em financiamentos de longo prazo, a Stara também trabalha com a garantia real, que pode incluir uma área de terra do cliente ou imóvel rural, por exemplo.
Atendimento personalizado via Correspondente Bancário
Correspondentes bancários são consultores de negócio sediados nas concessionárias Stara. Eles oferecem um atendimento próximo e consultivo ao cliente após a escolha da máquina agrícola.
A Stara Financeira visa a fidelização do cliente. Por isso, a cada novo financiamento agrícola realizado pelo agricultor, o processo se torna mais ágil e menos burocrático, já que as informações do produtor já estão cadastradas na instituição. Logo, o relacionamento com o cliente é um dos grandes diferenciais da Stara.
Sem reciprocidade
O foco principal da Stara Financeira é o financiamento da máquina agrícola, sem a necessidade de contratar serviços adicionais. Ou seja, o agricultor não precisa adquirir outros produtos bancários, como seguros ou títulos de capitalização, para conseguir o crédito rural.
Isso proporciona mais liberdade ao produtor e uma negociação mais simples e transparente.
Prazos e condições de pagamento flexíveis
Os planos de pagamento são adequados à realidade do produtor rural, com prazos e condições que cabem no seu bolso, de acordo com a sua necessidade.
Como fazer um financiamento via Stara Financeira – em 7 passos
1. Escolha a máquina agrícola
O produtor rural escolhe o equipamento agrícola Stara que deseja adquirir, como plantadeiras, pulverizadores ou distribuidores.
2. Entre em contato com uma Concessionária Stara
Converse com o vendedor sobre a máquina agrícola desejada e defina o modelo ideal para a sua propriedade rural.
3. Fale com um correspondente bancário
Depois de escolher a máquina, apresente a sua necessidade de financiamento agrícola para o correspondente bancário, que fica sediado na concessionária Stara.
4. Simule o financiamento agrícola na Stara Financeira
Com o auxílio do correspondente bancário da Stara Financeira, é possível fazer uma simulação de financiamento agrícola, considerando o valor do equipamento, taxa de juros, prazo e valor das parcelas.
5. Envie os documentos e aguarde a análise de crédito
Envie para o correspondente bancário todos os documentos necessários para o cadastro e análise de crédito rural para a compra de máquinas agrícolas.
A Stara Financeira irá avaliar a sua capacidade de pagamento e as garantias oferecidas. A análise do financiamento agrícola ocorre, em média, em cinco dias úteis. Assim que a verificação for finalizada, o correspondente bancário entra em contato com o produtor rural.
Caso o produtor já tenha feito algum financiamento agrícola com a fabricante, o período de análise tende a ser cada vez mais rápido.
6. Assine o contrato com a Stara Financeira
Após a aprovação do crédito, é realizada a formalização do contrato e o registro da operação em cartório. O contrato é enviado ao produtor para assinatura. Após a conferência, a Stara emite a nota fiscal do equipamento.
7. Retire a máquina agrícola
Com o contrato formalizado, o equipamento é entregue ao produtor rural. Após a liberação do crédito, já é possível retirar a máquina agrícola na concessionária Stara.
Quem pode solicitar as linhas de crédito?
Dentre as as linhas de crédito disponibilizadas pelo BNDES, a Stara Financeira trabalha, principalmente, com os programas Moderfrota, Moderfrota Pronamp e TFBD.
Esses programas de financiamento são voltados ao apoio de diversos setores da economia, com foco em agricultura, tecnologia e outras áreas. Veja o público-alvo de cada um:
1. Moderfrota
O Moderfrota é uma linha de crédito destinada à modernização da frota agrícola.
Público-alvo: Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas), cooperativas e associações.
Finalidade: Financiamento de tratores, plantadeiras, pulverizadores e outros equipamentos agrícolas.
Taxas de juros: Variam conforme o perfil do tomador e as condições do programa.
Prazo: Normalmente varia entre 5 a 10 anos, dependendo do tipo de equipamento financiado.
2. Moderfrota Pronamp
O Moderfrota Pronamp é uma modalidade específica do Moderfrota e segue a mesma lógica de modernização de máquinas e implementos agrícolas, mas com condições mais acessíveis.
Público-alvo: Produtores rurais classificados como médios produtores pelo Pronamp.
Finalidade: Aquisição de maquinário agrícola novo para modernização da frota.
Taxas de juros: Normalmente são subsidiadas e mais baixas do que as de outras linhas de crédito.
Prazo: Também varia entre 5 e 10 anos, dependendo do equipamento.
3. TFBD – Taxa Fixa BNDES
A TFBD é uma modalidade de financiamento do BNDES com taxas de juros parte fixada na contratação da operação e outra parte variável, conforme variação cambial, aplicável a diversas linhas de crédito, incluindo o setor agrícola. Ela oferece previsibilidade aos tomadores, uma vez que as taxas de juros não flutuam durante o período de financiamento.
Público-alvo: Empresas de diferentes portes e setores, incluindo o agronegócio.
Finalidade: Financiamento de bens de capital, como máquinas agrícolas, equipamentos e implementos.
Taxas de juros: São fixas, definidas no momento da contratação, mas as taxas somadas à variação cambial.
Prazo: Varia conforme o tipo de projeto ou equipamento.
4. CDC da Stara Financeira
Diferente das linhas de crédito anteriores, que são subsidiadas pelo BNDES, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é um tipo de financiamento oriundo de recursos próprios da instituição credenciada no Banco Central. Também é destinado à aquisição de máquinas agrícolas.
Na Stara Financeira, essa linha de crédito também é oferecida como uma alternativa para o produtor rural.
A Stara Financeira está sempre buscando disponibilizar alternativas e oferecer oportunidades para que o produtor possa realizar a aquisição do seu novo equipamento Stara que, por sua vez, vai modernizar e trazer mais rentabilidade para sua lavoura. O CDC é um produto financeiro próprio, que independe da disponibilidade de recursos do Plano Safra, do governo federal.
Esteira de Crédito: menos burocracia no financiamento agrícola
Da mesma forma como a fábrica produz as máquinas agrícolas em série, a Stara Financeira inovou no mercado de soluções financeiras ao criar uma plataforma própria para reduzir a burocracia no processo de concessão de crédito rural para a compra de máquinas agrícolas.
Assim, em mais de uma década de atuação, uma das principais inovações da instituição foi o desenvolvimento e a evolução constante da plataforma Esteira de Crédito.
O sistema conecta os correspondentes bancários sediados em mais de 160 revendas e concessionárias em todo o Brasil, permitindo que todo o processo, desde a análise até a aprovação dos financiamentos, seja feito de maneira digital. “O uso da tecnologia fez toda a diferença para agilizar o processo de financiamento agrícola, trazendo mais celeridade e menos burocracia para o produtor”, afirma Christian Abreu, diretor de operações da Stara Financeira.
Por meio da plataforma, o correspondente bancário consegue inserir de forma prática e rápida as informações necessárias e enviar para análise da Stara Financeira. Da mesma forma, a própria concessionária consegue fazer a gestão do processo de financiamento de maneira facilitada, por meio da plataforma.
Assim como as máquinas, a plataforma Esteira de Crédito também foi desenvolvida na fábrica com o DNA Stara, em parceria com o departamento de TI da empresa, para atender de forma personalizada às necessidades do produtor e dos concessionários.
A diretora executiva da Stara Financeira, Nicole Stapelbroek Trennepohl, destaca os principais benefícios que a plataforma oferece.
“A concessionária consegue acompanhar todo o andamento das etapas do financiamento através da plataforma. Além disso, esse processo é à prova de erros, evitando por exemplo a falta do preenchimento de informações que resultam na demora da liberação do crédito.”, afirma Nicole.
Dicas para aumentar as chances de aprovação do financiamento
Mantenha as contas em dia
Ter um bom histórico de crédito é fundamental para a aprovação de um financiamento para máquinas agrícolas.
Organize a documentação
Tenha em mãos os documentos pessoais, da propriedade rural e da produção agrícola.
Faça um planejamento financeiro
Antes de solicitar o financiamento, analise a sua capacidade de pagamento, levando em consideração outros gastos, como custos com insumos, sementes, entre outros serviços. Dessa forma, ficará mais fácil avaliar o valor da parcela do financiamento agrícola na hora de solicitar o crédito rural.
ASCOM STARA