Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Quarta-feira
24 Junho 2026

Tempo agora

Tempo limpo 9
Tempo limpo 10°C | 1°C
Tempo nublado
Qui 25/06 12°C | 2°C
Tempo limpo
Sex 26/06 16°C | 2°C

Zucco será homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria da Assembleia Legislativa

Política

24 de junho de 2026

Zucco será homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria da Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação

O deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado, Luciano Zucco (PL), será homenageado na próxima terça-feira (30), às 11h, com a Medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) e será entregue em cerimônia no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.
Instituída em 1995, a Medalha do Mérito Farroupilha é destinada a personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado. Segundo Capitão Martim, a homenagem reconhece uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço público e pela atuação em pautas consideradas estratégicas para os gaúchos.

“Essa homenagem reconhece uma das principais lideranças do Rio Grande em Brasília. Foi Zucco que articulou a aprovação das renegociações das dívidas dos produtores na Câmara e que pressionou o presidente do Senado para a aprovação dessa iniciativa. Essa coragem é uma marca do gaúcho e o Zucco representa tudo isso.”, disse o Capitão Martin.

A cerimônia será aberta ao público mediante inscrição prévia por meio do formulário disponibilizado pela organização do evento: https://capitaomartim.com.br/capitaomartim/evento/meritofarroupilhazucco?ref=FBI5699

Trajetória
Formado pelo Colégio Militar de Porto Alegre, Luciano Zucco ingressou no Exército Brasileiro, onde se graduou em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui mestrado em Inteligência Estratégica, especialização em Docência do Ensino Superior e MBA Executivo em Segurança Pública e Privada.

Em 2018, foi eleito deputado estadual com 166.747 votos, alcançando uma das maiores votações da história do Rio Grande do Sul para o cargo. Durante o mandato, teve participação em iniciativas nas áreas de segurança pública, saúde e educação, entre elas o Programa das Escolas Cívico-Militares, a Política Estadual de Enfrentamento ao Câncer Infantil, medidas voltadas à localização de crianças e adolescentes desaparecidos, transparência em obras públicas e combate ao abigeato.

Em 2022, foi eleito deputado federal com 259.023 votos, tornando-se o parlamentar mais votado do estado naquele pleito. Na Câmara dos Deputados, assumiu a liderança da oposição em 2025 e atuou em pautas relacionadas à segurança pública, ao agronegócio e à defesa do setor produtivo. Também presidiu a CPI do MST e participou da articulação de frentes parlamentares voltadas à proteção da propriedade privada e ao fortalecimento do campo.