Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026

Quarta-feira
18 Fevereiro 2026

Tempo agora

Tempo limpo 26
Tempo limpo 33°C | 18°C
Chuvas esparsas
Qui 19/02 33°C | 17°C
Tempo nublado
Sex 20/02 33°C | 17°C

Presidente da Ucrânia critica postura russa em nova rodada de negociações

Mundo

18 de fevereiro de 2026

Presidente da Ucrânia critica postura russa em nova rodada de negociações
As delegações voltaram a se reunir nesta quarta-feira, com a participação dos Estados Unidos nas discussões.
Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de tentar atrasar o avanço das negociações de paz após um dia que classificou como “difícil” nas conversas realizadas em Genebra, na Suíça, na terça-feira (17).

Em publicação na rede social X nesta quarta-feira (18), o líder ucraniano afirmou que Moscou estaria prolongando tratativas que, segundo ele, já poderiam estar em fase final. “As reuniões de ontem foram realmente difíceis, e podemos afirmar que a Rússia está tentando estender negociações que já poderiam ter avançado para a etapa conclusiva”, escreveu.

As delegações voltaram a se reunir nesta quarta-feira, com a participação dos Estados Unidos nas discussões.

O presidente norte-americano, Donald Trump, tem pressionado por um acordo para encerrar o conflito, que completa quatro anos na próxima semana. Nos últimos dias, Trump declarou que cabe à Ucrânia e a Zelensky adotarem medidas que garantam o êxito das negociações.

Em entrevista ao site Axios, publicada na terça-feira, Zelensky afirmou que considera “injusto” que o presidente americano peça publicamente concessões à Ucrânia, e não à Rússia, como parte de um eventual plano de paz.

O mandatário também declarou que qualquer proposta que inclua a cessão de territórios que não estejam sob controle russo na região de Donbas seria rejeitada pela população ucraniana caso fosse submetida a referendo.

“Espero que seja apenas uma tática dele e não uma posição definitiva”, disse Zelensky, segundo a publicação.

Apesar das críticas, o presidente ucraniano voltou a agradecer a Trump pelos esforços diplomáticos e afirmou que, nas conversas com representantes americanos — entre eles o enviado especial Steve Witkoff e o assessor Jared Kushner —, não houve o mesmo tipo de pressão relatado publicamente.

Fonte: Redação O Sul