Apenas 4% dos contribuintes pagaram IPTU à vista em janeiro em Carazinho
07 de fevereiro de 2026
Os dados do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Carazinho indicam que apenas 4% dos contribuintes optaram pelo pagamento em cota única no mês de janeiro, aproveitando o desconto de 15% oferecido pelo município. O percentual corresponde a um montante de aproximadamente R$ 691 mil arrecadados.
Segundo o secretário da Fazenda, João Hartmann, o parcelamento do imposto, cuja primeira parcela vence em abril, foi escolhido por apenas 0,11% dos contribuintes que anteciparam o pagamento neste início de ano.
Em 2025, quando o desconto para quitação integral era de 12%, cerca de 78% dos contribuintes optaram pela cota única. Com o aumento do abatimento para 15% em 2026, a expectativa da administração municipal é de que esse índice cresça nos próximos meses, reduzindo a inadimplência e o número de débitos inscritos em dívida ativa.
Hartmann reforça que os carnês do IPTU estão sendo entregues pelos Correios ao longo do mês de fevereiro aos contribuintes cadastrados junto à prefeitura. O desconto de 15% para pagamento à vista é válido até o dia 10 de março. Após essa data, o contribuinte ainda poderá quitar o imposto em cota única com 7% de desconto até 10 de abril.